Pular para o conteúdo

Quais investimentos seguros você pode fazer em tempos de guerra?

    O conflito da Ucrânia x Rússia gerou muita indecisão e dúvidas na vida dos brasileiros, principalmente no que diz respeito ao impacto econômico que a guerra pode ter em nossas finanças. Mesmo com as tensões do outro lado do mundo, infelizmente, essa guerra afeta as finanças e investimentos.

    Portanto, é provável que vejamos inflação crescente, dólar em alta e grandes oscilações no mercado de ações. No entanto, se todo esse acontecido assusta você, é importante saber que em tempos como o nosso, existem formas mais tranquilas de gastar seu dinheiro e proteger seu legado. Por isso, listaremos alguns investimentos que são considerados seguros em tempos de incertezas.

    • Tesouro Selic

    Além de ser um dos investimentos mais seguros, o Tesouro Selic é no Brasil o mais conservador. Faz parte de um grupo de investimento feito pelo governo batizado como Tesouro Direto. No entanto, nesse investimento, você pode sacar seus fundos a qualquer momento e a possibilidade de perda é muito baixa. É ótimo para objetivos de curto prazo, especialmente manter seu dinheiro seguro em caso de emergência. Dito isso, se você precisa de dinheiro para cobrir imprevistos, a Tesouraria Selic pode te poupar.

    • Investir em dólar

    Em tempos de tensão, é normal que investidores estrangeiros retirem dinheiro de países em desenvolvimento como o Brasil e busquem alternativas mais seguras. Com essa guerra, a tendência é que o dólar subisse consequentemente, trazendo uma alta inflação na economia. Portanto, a maneira de manter seguro o dinheiro é procurar investimentos com o dólar. Atualmente, investir na bolsa americana é fácil e rápido. Afinal, existem corretoras que auxiliam brasileiros a investir no mercado exterior.

    No entanto, outra opção é aplicar valores em ativos que são diretamente influenciados pelo dólar americano na bolsa de valores brasileira. Ou seja, o mais famoso desses investimentos é o ETF IVVB11. Neste ativo, os rendimentos de sua moeda são baseados no S&P 500, que mede a valorização das 500 ações mais negociadas na bolsa de valores dos EUA e acompanha o preço do dólar. Em suma, é preciso saber que essas ações possuem maiores riscos por se tratarem de rendas variáveis, então, em tempo de instabilidades na economia o prejuízo é a curto prazo.

    • Reservar uma quantia

    Por último, podemos optar por reservar uma quantia. Nesta categoria de investimento, o recomendado é aplicar em ações que costumam se valorizar, exatamente como uma moeda de troca. Por exemplo, bitcoin, dólar, prata e euro são a salvação dos seus ativos no período da guerra. Ao usá-los, você pode proteger sua moeda real da desvalorização e até mesmo atuar como salvador em planos de saída para outros países. Em suma, o recomendado mesmo é ter calma e começar a pesquisar quais são os impactos econômicos e dependendo procurar saber quanto tempo de duração terão os conflitos. Portanto, o certo é se prevenir sempre para qualquer ocasião.

    Veja também: Por que o dólar está em queda mesmo com a guerra e a inflação?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    0

    CARREGANDO