Pular para o conteúdo

Veja como usar o FGTS para comprar, reformar ou construir sua casa própria

    Primeiramente, você trabalhador sabe que o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) pode ser usado para construir, reformar ou comprar uma residência? Afinal, esses serviços não são acessíveis para pessoas com baixa renda. Portanto, foi criado esse projeto para que as pessoas tenham um auxilio econômico nesse momento de realização de sonho.

    Então, além e ser uma ajuda providencial para trabalhadores que ficam desempregados, esse recurso pode ser uma boa escolha para quem tem pouco dinheiro e precisa comprar ou reformar. Portanto, em tempos de crise, é necessário que os trabalhadores avaliem se vale a pena ou não, e como funciona esse financiamento imobiliário. Veja a seguir nesse artigo para que serve e como solicitar essa opção.

    Quais pessoas tem direito a esses benefícios?

    Todo trabalhador que assina contrato sujeito à CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) recebe mensalmente um fundo de garantia.  Ou seja, uma reserva de caixa equivalente a 8% dos salários pagos pela empresa contratante. Portanto, esse valor é depositado na conta da Caixa Econômica Federal associada ao seu CPF. Quem quiser construir um imóvel pode usar o FGTS.

    Como utilizar esse FGTS para a construção?

    Contudo, o financiamento está em conjunto com o Sistema Financeiro de Habitação, e a sua garantia assenta na transferência de bens a título de alienação fiduciária para pagamento de dívidas. Em outras palavras, o imóvel ainda é do dono. Mas, pode ser repassado a uma instituição financeira antes que a dívida seja liquidada para garantir o pagamento de todas as parcelas.

    Para quem deseja se beneficiar com a novidade, a Caixa Econômica Federal disponibiliza um link para encaminhá-lo automaticamente a uma simulação. No entanto, referenciar seu perfil mostra a melhor opção. Ele pode até ajudá-lo a escolher um financiamento valioso para sua construção ou reforma.

    Ao final da simulação, o sistema apresentará os resultados com base nas informações fornecidas. Depois disso, é necessário retirar os documentos exigidos e dirigir-se à caixa econômica da sua localidade. Porém, vale ressaltar que esse financiamento pode ser no máximo de 80% do valor da residência. Além disso, o FGTS só pode ser utilizado se o valor do imóvel na avaliação não ultrapassar R $ 1,5 milhão e não ultrapassar a renda de 30% mensal.

    Regras para ter direito a esse recurso

    Assim como qualquer programa criado, o governo impôs algumas condições para utilizar, veja!

    • Ser maior de 18 anos, ou ser emancipado;
    • Ser de nacionalidade brasileira ou se for estrangeiro ter visto permanente;
    • Ter condições de pagamento e civil;
    • Não pode ter nome negativado no Serasa.

    Quais são as condições para solicitar esse auxilio?

    • Estar pelo menos 3 anos contratado;
    • A moradia deve ser do titular do financiamento;
    • Estar devidamente inscrito no Registro de Incorporação do Imóvel (RI), e não ter nenhum impedimento de comercialização.
    • Além disso, o trabalhador não pode ter financiamentos em andamento, ou seja, o SFH (Sistema Financeiro de Habitação) estabeleceu essas regras;
    • O valor da parcela não pode ultrapassar 30% da renda total familiar;
    • O imóvel tem que ser moradia própria.

    Formas de financiamento

    • Construcard

    Entretanto, após analisar a instituição, aprovar o processo de financiamento e assinar o contrato, você poderá acessar o Construcard. Pode ser entregue na porta ou retirado na agência. Os materiais necessários são CPF, RG, comprovantes de residência e renda e documentos para garantia do processo.

    No entanto, também é exigido a comprovação do titular da residência (caderneta do IPTU e certidão de registro do mesmo ano), caso se trate de residências financiadas pela empresa, é exigido uma certidão impressa por funcionários da Caixa Econômica Federal. Agora, ao utilizá-lo em propriedade de outras pessoas, será preciso mostrar uma declaração informada, que deve devidamente assinado pelo dono e com firma reconhecida, juntamente com o comprovante do titular.

    • Financiamento de Material de Construção (FIMAC)

    Você também pode utilizar o Fimac em reformas, já que esse tipo de crédito é para pequenas obras de baixo valor, até 20 mil reais. Afinal, o prazo de pagamento dos financiamentos de materiais parcelados em até 120 vezes com juros são de aproximadamente 12% ao ano. Neste caso, a pessoa possui o direito de sacar o FGTS porque é o valor de referência do pedido de liberação do banco.

    Para assinar este contrato de financiamento, mesmo com a construção, é preciso, precisa ser entregue os documentos necessários. Contudo, o valor do imóvel não pode ser maior que R$ 500 mil. Assim como você pode usar um fundo de garantia para comprar um imóvel, pode instruir o FGTS para construí-lo. Então, acompanhe o nosso site que possui inúmeros textos para ajudá-lo na hora de tomar uma decisão de qual é a melhor opção e FGTS.

    Veja também: Quais investimentos seguros você pode fazer em tempos de guerra?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    0

    CARREGANDO