Pular para o conteúdo

Governo divulgou que o sistema PIX não é mais gratuito para pessoas físicas? Descubra!

    Desde sua criação em 2020, o PIX se tornou uma das principais ferramentas para os brasileiros transferirem valores e pagamentos. Só neste mês, mais de 784,6 bilhões de reais foram repassados ​​pelo sistema de pagamentos. É por isso que é importante, e muitas pessoas temem que a ferramenta não seja mais gratuita e comece a carregar. Mas isso vai acontecer?

    No entanto, ainda não foram divulgadas informações oficiais de que o Pix começará a cobrar pelo serviço. Pelo contrário, os governos estão divulgando ainda mais a importância e as vantagens desse sistema de transferência do Banco Central (BC), um dos quais é a forma conveniente de enviar e receber dinheiro.

    Afinal, milhares de pessoas no Brasil que usam regularmente o sistema não precisam se preocupar, isso porque até o momento ele ainda é totalmente gratuito, já que o objetivo do governo é que mais pessoas passem a utilizar.

    Governo divulga dados sobre o PIX

    Primeiramente, com o lançamento do PIX, as pessoas passaram a transferir e pagar as contas de forma fácil e prática. Os cadastrados podem fazer transferências de forma instantâneas a qualquer hora do dia, 7 dias por semana. As operações são realizadas por meio de celulares, tablets e computadores com recursos disponíveis para tais transações. A ferramenta é totalmente gratuita para indivíduos.

    O governo federal divulgou também a quantidade de pessoas que usam o PIX, que atingiu 126,5 milhões de usuários em abril. Em termos de chaves ativas, o número foi ainda maior em 438,4 milhões. Isso porque uma pessoa pode ter várias chaves ativas, que podem ser CPF/CNPJ, e-mail, chaves aleatórias ou números de telefone.

    Assim como Boletos, Transferências Eletrônicas Disponíveis (TED), Documentos de Ordem de Crédito (DOC), o PIX realiza transferências entre contas. O BC acredita que o sistema de pagamentos é muito importante porque garante competitividade, inovação e eficiência no mercado financeiro.

    Recebeu ou envio um valor errado, o que fazer?

    De acordo com o Banco Central, a transação só pode ser cancelada após a confirmação do pagamento. As transações não podem ser canceladas após o envio, pois a liquidação do PIX ocorre em tempo real. No entanto, o remetente do PIX pode entrar em acordo com o destinatário para solicitar o reembolso do valor pago. Caso seja possível saber quem recebeu o valor através da chave PIX, é aconselhável entrar em contato.

    Mas se forem usadas chaves aleatórias, a identificação se torna mais difícil. Na verdade, essa alternativa crítica é justamente o que garante mais privacidade aos usuários. Por isso, é aconselhável procurar o banco que fez a operação para que ele possa entrar em contato e solicitar a devolução do valor. Mas se não houver retorno mesmo que haja conexão, a saída é buscar o valor na justiça.

    Em suma, de acordo com a Federação dos Bancos do Brasil (Febraban), os destinatários do PIX devem entrar em contato com os destinatários para obter o reembolso. Caso não haja devolução do valor, é cabível uma ação legal que resulta em penalidades.

    Saiba também: Banco Central lança sistema para que pessoas físicas e jurídicas saibam se possuem dinheiro ”esquecido”

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    0

    CARREGANDO