{"id":1773,"date":"2023-05-16T19:29:33","date_gmt":"2023-05-16T22:29:33","guid":{"rendered":"https:\/\/financaseinvestimentos.boasideias.com.br\/?p=1773"},"modified":"2023-05-17T16:28:23","modified_gmt":"2023-05-17T19:28:23","slug":"petrobras-e-a-nova-politica-de-precos-para-os-combustiveis","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/financaseinvestimentos.boasideias.com.br\/petrobras-e-a-nova-politica-de-precos-para-os-combustiveis\/","title":{"rendered":"Petrobras e a nova pol\u00edtica de pre\u00e7os para os combust\u00edveis"},"content":{"rendered":"

A Petrobras, nesta ter\u00e7a-feira, dia 16\/05,, por meio do seu presidente Jean Paul Prates, divulgou a nova pol\u00edtica de pre\u00e7os de combust\u00edveis, substituindo \u00e0 PPI (paridade de importa\u00e7\u00e3o), que desde 2017 definia os reajustes da gasolina e do diesel com base em simula\u00e7\u00f5es sobre o custo de importa\u00e7\u00e3o dos produtos. Com essa divulga\u00e7\u00e3o, o presidente Luiz In\u00e1cio Lula da Silva, cumpre umas da sua principais promessas de campanha, que era abrasileirar o pre\u00e7o dos combust\u00edveis e deixa-los mais acess\u00edveis, j\u00e1 que nos \u00faltimos quatro anos, principalmente em alguns momentos, como no inicio da guerra da R\u00fassia x Ucr\u00e2nia, chegou a custar mais de R$ 8,00 reais em algumas bombas de alguns estados brasileiros.<\/span><\/p>\n

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Entendendo o novo modelo de pre\u00e7os da Petrobras<\/span><\/strong><\/h2>\n

O novo modelo definido ser\u00e1 um mix formado pelo fim do custo de importa\u00e7\u00e3o, na busca por clientes e no custo de oportunidade de venda dos produtos.<\/span><\/p>\n

Segundo Prates, a Petrobras n\u00e3o deixar\u00e1 de acompanhar \u00e0s cota\u00e7\u00f5es internacionais do petr\u00f3leo e seus derivados, os reajustes continuar\u00e3o sendo definidos por um colegiado com dois diretores e pelo presidente da estatal, com acompanhamento do Conselho de Administra\u00e7\u00e3o e continuar\u00e3o sem periodicidade definida, evitando assim, repasse para os pre\u00e7os internos da volatilidade conjuntural das cota\u00e7\u00f5es internacionais e da taxa de c\u00e2mbio.<\/span><\/p>\n

A ideia \u00e9 que com essa nova estrat\u00e9gia comercial, a empresa fique mais eficiente e competitiva, atuando com mais flexibilidade para disputar mercados com seus concorrentes e principalmente que o pre\u00e7o dos combust\u00edveis caiam.<\/span><\/p>\n

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Pontos positivos do fim da PPI<\/span><\/strong><\/h2>\n

O fim da pol\u00edtica de paridade de pre\u00e7os internacionais da Petrobras pode trazer alguns pontos positivos. Aqui est\u00e3o alguns deles:<\/span><\/p>\n

– Estabilidade de pre\u00e7os: Com o fim da pol\u00edtica de paridade, a Petrobras poderia adotar uma abordagem mais est\u00e1vel na defini\u00e7\u00e3o de pre\u00e7os dos combust\u00edveis. Isso poderia beneficiar os consumidores, evitando flutua\u00e7\u00f5es constantes nos pre\u00e7os devido \u00e0s oscila\u00e7\u00f5es do mercado internacional.<\/span><\/p>\n

– Competitividade: A Petrobras poderia ter mais flexibilidade para competir com outras empresas do setor, uma vez que n\u00e3o seria obrigada a seguir os pre\u00e7os internacionais. Isso poderia ajudar a fortalecer sua posi\u00e7\u00e3o no mercado nacional.<\/span><\/p>\n

– Pre\u00e7os alinhados com a realidade nacional: A pol\u00edtica de paridade de pre\u00e7os internacionais muitas vezes resultava em pre\u00e7os mais altos no mercado interno, uma vez que incorporava os custos do mercado internacional. Com o fim dessa pol\u00edtica, os pre\u00e7os poderiam refletir melhor as condi\u00e7\u00f5es econ\u00f4micas e sociais do Brasil.<\/span><\/p>\n

– Est\u00edmulo \u00e0 ind\u00fastria nacional: Sem a obriga\u00e7\u00e3o de seguir os pre\u00e7os internacionais, a Petrobras poderia favorecer a utiliza\u00e7\u00e3o de produtos e servi\u00e7os nacionais em sua cadeia de produ\u00e7\u00e3o. Isso poderia impulsionar a ind\u00fastria local e gerar mais empregos no pa\u00eds.<\/span><\/p>\n

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Pontos negativos\u00a0do fim do PPI<\/b><\/span><\/h2>\n

O fim da pol\u00edtica de paridade de pre\u00e7os internacionais da Petrobras tamb\u00e9m pode acarretar alguns pontos negativos. Aqui est\u00e3o alguns deles:<\/span><\/p>\n

– Instabilidade de pre\u00e7os: Sem a refer\u00eancia dos pre\u00e7os internacionais, a defini\u00e7\u00e3o dos pre\u00e7os dos combust\u00edveis poderia se tornar mais vol\u00e1til. Isso poderia gerar incerteza para os consumidores, dificultando o planejamento financeiro e afetando os or\u00e7amentos dom\u00e9sticos.<\/span><\/p>\n

– Impacto na competitividade internacional: A pol\u00edtica de paridade de pre\u00e7os internacionais permitia que a Petrobras mantivesse competitividade no mercado internacional, pois seus pre\u00e7os estavam alinhados com os praticados globalmente. Sem essa refer\u00eancia, a empresa poderia enfrentar dificuldades em competir com outras empresas do setor em \u00e2mbito internacional.<\/span><\/p>\n

– Poss\u00edveis interfer\u00eancias pol\u00edticas: Com o fim da pol\u00edtica de paridade, h\u00e1 um risco maior de interfer\u00eancias pol\u00edticas na defini\u00e7\u00e3o dos pre\u00e7os dos combust\u00edveis. Isso pode levar a decis\u00f5es populistas, descoladas das realidades econ\u00f4micas e das necessidades de investimentos na infraestrutura da Petrobras.<\/span><\/p>\n

– Impacto nas finan\u00e7as da Petrobras: A pol\u00edtica de paridade de pre\u00e7os internacionais permitia que a Petrobras acompanhasse as varia\u00e7\u00f5es cambiais e de pre\u00e7os no mercado internacional, o que poderia ser ben\u00e9fico para suas finan\u00e7as. Sem essa pol\u00edtica, a empresa poderia enfrentar desafios na gest\u00e3o de sua receita e rentabilidade.<\/span><\/p>\n

– Redu\u00e7\u00e3o de investimentos: Com a possibilidade de pre\u00e7os mais baixos no mercado interno, a Petrobras poderia ter menos recursos dispon\u00edveis para investimentos em explora\u00e7\u00e3o e produ\u00e7\u00e3o de petr\u00f3leo, prejudicando o desenvolvimento do setor e a busca por autossufici\u00eancia energ\u00e9tica.<\/span><\/p>\n

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O que \u00e9 a PPI?<\/span><\/strong><\/h2>\n

A pol\u00edtica de paridade de pre\u00e7os internacionais da Petrobras, foi \u00e9 um mecanismo adotado pela empresa para determinar os pre\u00e7os dos combust\u00edveis no mercado interno, baseando-se nos pre\u00e7os praticados no mercado internacional. Essa pol\u00edtica tem como objetivo alinhar os pre\u00e7os dom\u00e9sticos aos pre\u00e7os internacionais, levando em considera\u00e7\u00e3o os custos de importa\u00e7\u00e3o e as varia\u00e7\u00f5es cambiais.<\/span><\/p>\n

O funcionamento dessa pol\u00edtica envolve alguns passos:<\/span><\/p>\n

– Acompanhamento dos pre\u00e7os internacionais: A Petrobras monitora os pre\u00e7os dos combust\u00edveis no mercado internacional, levando em conta as varia\u00e7\u00f5es dos pre\u00e7os do petr\u00f3leo e seus derivados, como gasolina, diesel e GLP (g\u00e1s liquefeito de petr\u00f3leo).<\/span><\/p>\n

– C\u00e1lculo dos custos de importa\u00e7\u00e3o: A empresa calcula os custos associados \u00e0 importa\u00e7\u00e3o dos combust\u00edveis, como frete mar\u00edtimo, taxas portu\u00e1rias, custos de transporte e outros encargos relacionados. Esses custos s\u00e3o adicionados aos pre\u00e7os internacionais para determinar o pre\u00e7o de importa\u00e7\u00e3o dos produtos.<\/span><\/p>\n

– Ajuste cambial: A Petrobras considera as varia\u00e7\u00f5es cambiais entre a moeda nacional (geralmente o real) e as moedas estrangeiras relevantes para o com\u00e9rcio de petr\u00f3leo. Flutua\u00e7\u00f5es cambiais podem afetar o pre\u00e7o dos combust\u00edveis no mercado interno.<\/span><\/p>\n

– Estabelecimento do pre\u00e7o final: Com base nas etapas anteriores, a Petrobras define o pre\u00e7o final dos combust\u00edveis para o mercado interno, visando alinhar-se com os pre\u00e7os internacionais, incorporando os custos de importa\u00e7\u00e3o e as varia\u00e7\u00f5es cambiais.<\/span><\/p>\n

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Como funciona a atual a politica de paridade de pre\u00e7os internacional da Petrobras?<\/b><\/span><\/h2>\n

A Petrobras anunciou em 2017. sob a gest\u00e3o presidente Michel Temer, nova pol\u00edtica de pre\u00e7os para os combust\u00edveis, chamada de “Pol\u00edtica de Paridade Internacional (PPI)”. A nova pol\u00edtica buscou trazer maior previsibilidade e estabilidade para os pre\u00e7os dos combust\u00edveis no mercado interno, sem a necessidade de seguir a paridade estrita com os pre\u00e7os internacionais.<\/span><\/p>\n

A PPI leva em considera\u00e7\u00e3o alguns elementos-chave:<\/span><\/p>\n

– Refer\u00eancia nos pre\u00e7os internacionais: A Petrobras ainda utiliza os pre\u00e7os internacionais do petr\u00f3leo e seus derivados como refer\u00eancia, mas n\u00e3o de forma estritamente vinculada como na pol\u00edtica anterior. Os pre\u00e7os internacionais continuam sendo um par\u00e2metro importante, mas a empresa busca evitar oscila\u00e7\u00f5es bruscas e frequentes no mercado dom\u00e9stico.<\/span><\/p>\n

– Margem de lucro: A nova pol\u00edtica busca estabelecer margens de lucro adequadas para a Petrobras. A empresa considera aspectos como os custos de extra\u00e7\u00e3o, log\u00edstica, refino e distribui\u00e7\u00e3o, al\u00e9m de despesas operacionais e investimentos, para determinar sua margem de lucro justa.<\/span><\/p>\n

– Previsibilidade e periodicidade nos reajustes: A PPI prev\u00ea a fixa\u00e7\u00e3o de intervalos de tempo para os reajustes nos pre\u00e7os dos combust\u00edveis, com o objetivo de trazer maior previsibilidade para o mercado. Esses reajustes podem ocorrer tanto em per\u00edodos mais curtos quanto mais longos, dependendo das condi\u00e7\u00f5es de mercado e das estrat\u00e9gias da empresa.<\/span><\/p>\n

– Transpar\u00eancia e comunica\u00e7\u00e3o: A Petrobras busca ser mais transparente e comunicativa em rela\u00e7\u00e3o aos fatores que influenciam os pre\u00e7os dos combust\u00edveis. A empresa fornece informa\u00e7\u00f5es sobre a composi\u00e7\u00e3o dos pre\u00e7os, os custos envolvidos e os elementos considerados em sua pol\u00edtica de precifica\u00e7\u00e3o.<\/span><\/p>\n

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Como o mercado recebeu a not\u00edcia<\/span><\/strong><\/h2>\n

A noticia foi bem recebida pelas entidades sindicais que apoiaram a campanha do presidente da Rep\u00fablica. J\u00e1 o mercado recebeu bem mas com algumas duvidas,.<\/span><\/p>\n

A Ibovespa fechou em 108.193 PTS com uma pequena varia\u00e7\u00e3o de -0.77% e o d\u00f3lar com pequena alta de R$ 4,941 Var: +1.13%. J\u00e1 \u00e0s a\u00e7\u00f5es da As a\u00e7\u00f5es da Petr\u00f3leo Brasileiro SA Petrobras (PETR4) fecharam em R$ 26,30, alta de +0,64 (+2,49%).<\/span><\/p>\n

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Petrobras reduz pre\u00e7os dos combust\u00edveis ap\u00f3s an\u00fancio de nova pol\u00edtica comercial<\/span><\/strong><\/h2>\n

A Petrobras (BVMF:PETR4) reduzir\u00e1 o pre\u00e7o da gasolina em 12,6% e do diesel em 12,8% a partir de quarta-feira, anunciou o presidente da empresa, Jean Paul Prates, nesta ter\u00e7a-feira.<\/span><\/p>\n

Segundo comunicado da empresa, al\u00e9m da gasolina, o diesel e GLP (g\u00e1s liquefeito de petr\u00f3leo, o g\u00e1s de cozinha) v\u00e3o cair para as distribuidoras a partir de amanh\u00e3. Mais cedo, a estatal anunciou uma nova pol\u00edtica para precifica\u00e7\u00e3o de combust\u00edveis nas refinarias e o fim da paridade de importa\u00e7\u00e3o. <\/span><\/p>\n

Confira como ficar\u00e3o novos pre\u00e7os dos combust\u00edveis:<\/span><\/p>\n

– Gasolina: de R$ 3,18 para R$ 2,78 por litro (redu\u00e7\u00e3o de R$ 0,40, queda de 12,6%).<\/span><\/p>\n

– Diesel: de R$ 3,46 para R$ 3,02 por litro (redu\u00e7\u00e3o de R$ 0,44, queda de 12,8%).<\/span><\/p>\n

– GLP: de R$ 3,22 para R$ 2,53 por quilo (redu\u00e7\u00e3o de R$ 8,97 por botij\u00e3o de 13 kg, queda de 21,3%).<\/span><\/p>\n

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* Contribui\u00e7\u00e3o Petrobras<\/a>, B3<\/a>, Gov.br<\/a>, UOL<\/a>, CNN<\/a> e Reuters<\/a><\/span><\/p>\n

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Como montar um posto de combust\u00edvel<\/a><\/h3>\n

D\u00f3lar em queda \u00e9 bom ou ruim para pequenas empresas?<\/a><\/h3>\n\n\n

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A Petrobras, nesta ter\u00e7a-feira, dia 16\/05,, por meio do seu presidente Jean Paul Prates, divulgou a nova pol\u00edtica de pre\u00e7os de combust\u00edveis, substituindo \u00e0 PPI (paridade de importa\u00e7\u00e3o), que desde 2017 definia os reajustes da gasolina e do diesel com base em simula\u00e7\u00f5es sobre o custo de importa\u00e7\u00e3o dos produtos. Com essa divulga\u00e7\u00e3o, o presidente… Continue a ler »Petrobras e a nova pol\u00edtica de pre\u00e7os para os combust\u00edveis<\/span><\/a><\/p>\n","protected":false},"author":3,"featured_media":1796,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_exactmetrics_skip_tracking":false,"_exactmetrics_sitenote_active":false,"_exactmetrics_sitenote_note":"","_exactmetrics_sitenote_category":0,"neve_meta_sidebar":"","neve_meta_container":"","neve_meta_enable_content_width":"","neve_meta_content_width":0,"neve_meta_title_alignment":"","neve_meta_author_avatar":"","neve_post_elements_order":"","neve_meta_disable_header":"","neve_meta_disable_footer":"","neve_meta_disable_title":"","footnotes":"","_links_to":"","_links_to_target":""},"categories":[1],"tags":[226,222,45,51,113,223,92,19,20,52,67,58,100,41,224,221,23],"yoast_head":"\nPetrobras e a nova pol\u00edtica de pre\u00e7os para os combust\u00edveis -<\/title>\n<meta name=\"robots\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\n<link rel=\"canonical\" href=\"https:\/\/financaseinvestimentos.boasideias.com.br\/petrobras-e-a-nova-politica-de-precos-para-os-combustiveis\/\" \/>\n<meta property=\"og:locale\" content=\"pt_BR\" \/>\n<meta property=\"og:type\" content=\"article\" \/>\n<meta property=\"og:title\" content=\"Petrobras e a nova pol\u00edtica de pre\u00e7os para os combust\u00edveis -\" \/>\n<meta property=\"og:description\" content=\"A Petrobras, nesta ter\u00e7a-feira, dia 16\/05,, por meio do seu presidente Jean Paul Prates, divulgou a nova pol\u00edtica de pre\u00e7os de combust\u00edveis, substituindo \u00e0 PPI (paridade de importa\u00e7\u00e3o), que desde 2017 definia os reajustes da gasolina e do diesel com base em simula\u00e7\u00f5es sobre o custo de importa\u00e7\u00e3o dos produtos. 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