Pular para o conteúdo

Coaching financeiro: Como ele atua no controle financeiro dos clientes

    A pandemia de Covid-19 causou grande impacto econômico no Brasil e no mundo. Prova disso são as altas taxas de inflação registradas por aqui, que são refletidas nos preços das prateleiras nos supermercados, por exemplo.

    Só que a pandemia não causou apenas prejuízos econômicos. A instabilidade econômica, a crise sanitária e o isolamento social tornaram as pessoas mais compulsivas.

    Perdeu-se o controle nas contas, como apontou a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, onde 77,7% dos brasileiros fecharam o mês com alguma dívida. Trata-se do maior registro desde o início do mapeamento, em 2010.

    Sobre o coaching financeiro

    Diante do cenário atual, com pessoas ganhando pouco e gastando muito, cresceu a necessidade de as pessoas se informarem mais sobre como controlar os gastos. Portanto, é aí que entra o coaching financeiro, um profissional que auxilia as pessoas a cortarem gastos e a mudarem seus hábitos financeiros.

    Para entender a importância de um coaching financeiro, é necessário compreender o que é um coach: trata-se de um profissional que possui habilidade para entender os problemas, necessidades e motivações de uma pessoa. Além disso, desta forma, ele consegue mergulhar na vida do cliente, entender seus comportamentos, dificuldades e explorar o potencial humano dele. Todavia, isso o credencia a avaliar a vida financeira da pessoa, suas prioridades e a definir formas de como aumentar a renda do cliente e torná-lo saudável financeiramente.

    O Coach não é um consultor financeiro

    O coaching financeiro não é como um consultor financeiro, que atua na parte técnica das finanças (isso é, faz um “replanejamento financeiro” para alinhar as contas e retomar o controle financeiro). O coaching financeiro atua na raiz do problema, fazendo uma mudança na parte comportamental do cliente e trabalhando a mente dele. Por isso, pode-se dizer que o coaching financeiro e o consultor financeiro podem se completar, dadas as características de cada um para a mudança no comportamento financeiro do cliente.

    Técnicas usadas

    Esse profissional atua com técnicas que auxiliam a parte emocional das pessoas, fazendo com que elas conheçam o próprio interior e desenvolvam autocontrole, evitando os gastos desnecessários e as compras impulsivas. Contudo, desta forma, o coaching financeiro também fará a pessoa rever seus conceitos e deixar de lado hábitos prejudiciais para as contas e para a saúde financeira dela.

    Portanto, de forma geral, esse profissional vai apresentar formas de como se planejar financeiramente, atingir metas a curto prazo, a controlar os gastos e as despesas e a alcançar objetivos. No entanto, ao longo do processo, o coaching também costuma acompanhar o cliente para saber se está havendo êxito e se os resultados estão sendo alcançados.

    Veja também: Empréstimos empresariais: O que é preciso saber antes de solicitar um financiamento? Descubra!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *