Pular para o conteúdo

PIB dos EUA, no ano, chega a 2,6%; 3º trimestre

    PIB dos EUA, no ano, chega a 2,6%

    O relatório do Departamento de Comércio dos EUA (Estados Unidos), divulgado nesta quinta-feira (26), indica que o PIB (Produto Interno Bruto) teve crescimento no percentual anual de 2,6%, observado no 3º trimestre do ano.

    O resultado apresenta a economia norte-americana se recuperando da recessão técnica que havia soado o alarme no último trimestre observado. No balanço do segundo trimestre, a atividade econômica do país havia encolhido 0,6%, registrando a segunda contração trimestral seguida. As estimativas ponderadas pelo Projeções Broadcast haviam estabelecido a mediana em alta de 2,4%.

    Outro ponto divulgado foi o índice acerca dos gastos com consumo (PCE), a taxa anualizada também apresentou alta de 4,2% entre julho e setembro. O segundo trimestre havia registrado alta de 7,3%.

    Movimentações na Europa

    O BCE (Banco Central Europeu) elevou sua taxa básica de juros em 0,75 ponto percentual nesta quinta-feira (27), se trata do terceiro aumento consecutivo do banco. O trajeto ascendente da taxa, iniciado há algumas semanas, é uma forma de combater a inflação no bloco.

    A partir da decisão, as duas principais taxas referenciais passam por mudanças também. A taxa de depósito ficou em 1,5%, enquanto a taxa de refinamento opera em 2%. De acordo com o órgão, há margem para elevação dos juros futuramente. A intenção é de manter a inflação dentro da meta de 2%.

    Em nota a entidade estabelece que a trajetória evoluirá conforme as projeções de inflação e movimentos da economia. O bloco europeu enfrenta inflação de 9,9%, segundo dados de setembro. A situação é atípica em razão da pressão sobre os preços da energia e da alimentação, que por sua vez, enfrentam menor oferta e recuperação pós pandemia ainda lenta.

    Bolsas mornas na Ásia

    A quinta-feira traz cenário incerto nas bolsas asiáticas. Em Tóquio, o índice japonês Nikke apresentou variação negativa de 0,32%. Com pontuação a 27.345,24. Hang Seng apresentou alta de 0,72% em Hong Kong; 15.427,94 pontos. Com avanço de 1,74%, em Seul, o índice Kospi chegou a 2.288,78 pontos. A bolsa de Taiwan, Taiex, teve ganho de 1,55%; pontuação de 12.926,37.

     

    Saiba mais: Maior parte dos reajustes salariais em setembro repôs inflação

    Arrecadação federal tem alta de 4,07%, segundo Receita Federal

    Inflação tem alta a menos de 5 dias da eleição

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *