Pular para o conteúdo

Com ajuda do setor de serviço a economia brasileira sobe 1% em 2022 no 1° trimestre

    Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a economia no Brasil cresceu cerca de 1% nesse primeiro trimestre de 2022 se compararmos com o quarto trimestre de 2021 Na comparação com o mesmo período do ano passado, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 1,7%, e o crescimento acumulado nos quatro trimestres foi de 4,7%. Além disso, os mercados financeiros esperam um crescimento de cerca de 1,2% em relação ao período anterior e 1,8% em termos homólogos.

    Crescimento do PIB

    Com principal impulsionador desse crescimento foi o serviço, pois no PIB representa 70%, com o maior destaque de serviços prestados para famílias, como alimentação e hospedagem. O PIB nada mais é que a soma de todos serviços e bens que o país produz por um período. Portanto, após uma queda de 0,2% no segundo trimestre de 2021, o resultado deste trimestre foi o terceiro positivo, 1,6% acima do nível do quarto trimestre de 2019 antes da pandemia causada pela COVID-19.

    O IBGE destaca que o número está 1,7% abaixo do pico da atividade econômica registrado no país no primeiro trimestre de 2014. Com isso, o PIB cresceu 0,5% no quarto trimestre. Depois de cair 4,1% em 2020, a métrica crescerá 4,6% em 2021.

    Contudo, vale ressaltar que apesar dos resultados positivos no primeiro trimestre deste ano, os especialistas esperam que a atividade econômica continue desacelerando em meio a pressões inflacionárias globais e aumento das taxas de juros. Como desafio adicional, o país conta com a deterioração das condições financeiras domésticas, conforme mencionou em relatório o Instituto Brasileiro de Pesquisas Econômicas Fundação Getulio Vargas (FGV-Ibre).

    Setores de crescimento

    Os serviços cresceram 1% na comparação trimestral, com destaque para outros serviços, que cresceram 2,2% no período, incluindo serviços prestados às famílias, como hospedagem e alimentação.

    Nos serviços, o IBGE também destacou o segmento de armazenagem transporte e correio, que cresceu 2,1%. Agora, a agricultura caiu 0,9% no primeiro trimestre. No entanto, já o setor da indústria ficou quase estável, com o aumento de 0,1%. Já o investimento (formação bruta de capital fixo) caiu 3,5%. Entretanto, de acordo com especialistas, o investimento representou 18,7% do PIB no primeiro trimestre, ante 19,7% no mesmo período do ano passado.

    3° e 4° trimestre de 2021

    O IBGE revisou para cima os dados do quarto trimestre, começando a ver um crescimento de 0,7% em vez dos 0,5% divulgados anteriormente. Os dados do terceiro trimestre também melhoraram, subindo ligeiramente para 0,1%, de uma queda de 0,1% divulgada anteriormente.

    Com a revisão, a situação deixa de ser considerada uma recessão técnica, caracterizada por dois trimestres consecutivos de queda do produto interno bruto. Além disso, o IBGE também passou a calcular alta de 1,1% no primeiro trimestre e queda de 0,2% no segundo trimestre, ante os números publicados anteriormente de alta de 1,4% e queda de 0,3%, respectivamente. Em suma, apesar das revisões, o IBGE manteve seu cálculo para 2021 de 4,6% de crescimento do PIB no Brasil.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    0

    CARREGANDO