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Consulta de PIS/PASEP, já sabe como consultar o seu?

    O PIS/PASEP é uma rede de proteção focada em pessoas que exercem trabalho no regime CLT ou Serviço Publico. Você já conhece? Assim veja mais neste artigo.

    Hoje em dia é imprescindível que todos os cidadãos tenham conhecimento de todos os seus direitos. É necessário que você conheça tudo para que não fique atrás após ser contratado por alguma organização. Após ter sua carteira de trabalho assinada, você terá certos direitos protegidos por Lei!

    Mesmo sendo uma obrigação do empregador, é necessário que você como colaborador tenha conhecimento das siglas e saiba o que deve receber e ser pago.

    Com você acompanhando, fica fácil cobrar do seu superior o que deve receber. Infelizmente existem inúmeras pessoas que não tem o conhecimento devido e acabam não sabendo que tem direito ao PIS.

    O que significa a sigla PIS?

    Desenvolvido no ano de 1979, no dia 07 de setembro, o PIS tem seu nome escrito por extenso de Programa de Integração Social. Ele tem como o objetivo principal, auxiliar o trabalhador que está em desenvolvimento. É uma contribuição tributária que é realizada pelo seu empregador destinado a qualquer funcionário seu do setor privado.

    O PIS tem suas exigências para que seja feito o saque. Porém são coisas simples a se seguir. Assim algumas das exceções são aposentadorias, pessoas portadores de deficiência ou algumas doenças.

    Importante ressaltar que, caso haja o falecimento do colaborador, o saque do PIS poderá ficar disponível para os seus familiares.

    O que significa a sigla PASEP?

    Esse programa foi feito após o PIS e tem como foco a contribuição tributária nos funcionários do setor público. Funcionários como militares, civis, entre outros. O PASEP foi criado no dia 03 de dezembro de 1979, foi denominado como Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público.

    Assim, podemos considerar que os dois projetos tem praticamente o mesmo objetivo. Mesmo objetivo, porém com destinos diferentes. Por isso é importante nós como colaboradores conhecermos bem sobre ambos os fundos.

    Como funciona o PIS/PASEP?

    Neste campo é importante ressaltarmos pra você que funcionários que exercem seu trabalho através do regime CLT são automaticamente cadastrados no Programa de Integração Social – PIS. Toda a contribuição recolhida neste fundo é feita através do Abono Salarial.

    Atualmente a Caixa Economia juntamente com o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador, o CODEFAT, desenvolveu um calendário para que seja feito o pagamento deste abono. Assim, o primeiro requisito para você receber o beneficio, é ter no mínimo 5 anos de carteira assinada e receber uma média salário de até 2 salários mínimos.

    Quem tem direito a esse beneficio?

    Graças a era tecnológica, hoje em dia, conseguimos consultar de duas formas se estamos ou não de acordo para receber o beneficio. Você poderá consultar tanto online, quanto por ligação telefônica.

    Primeiro, vamos falar sobre a forma online? Através do aplicativo chamado FGTS ou CAIXA TRABALHADOR, você poderá consultar o PIS entrando com os seus dados pessoais no aplicativo. Ou poderá acessar o website oficial da Caixa Econômica e clicar na opção denominado “Consultar pagamento”.

    “Poxa portal, não consigo consultar pelo celular/computador, me ajuda!”

    Calma, nem tudo está perdido. Estamos aqui para facilitar todo e qualquer acesso que você precise ter para consultar se está apto ou não de receber o beneficio.

    Você poderá se dirigir a uma Superintendência Regional do Trabalho que seja mais próximo da sua residência e consultar pessoalmente. Ou, poderá efetuar uma ligação na central de relacionamento da CAIXA que é o número 0800-726-0207.

    Assim é importante ressaltar que as informações passadas acima é para o PIS. Caso você precise de informações do PASEP, são outras as informações, pois como é servidor publico, deverá:

    Você poderá entrar em contato diretamente no website do Banco do Brasil ou poderá entrar em contato com a central de atendimento. Informações de contato: Para capital ou regiões metropolitanas o número de contato é o 4004-0001, já para as outras cidades, o número é o 0800-729-000.

    Como é feito o saque do PIS/PASEP?

    Para solicitar o saque do beneficio, você deverá ter um Cartão Cidadão. Tal cartão deverá ser solicitado diretamente na Caixa Econômica, após a solicitação deverá ser feita uma senha para a utilização do mesmo. Com isso, é possível que você solicite saque em qualquer agência da caixa econômica, caixa aqui e em casas lotéricas.

    Assim é importante ressaltar a você que, caso você tenha uma conta na Caixa Econômica e esteja tudo em dia com a mesma, o abono é creditado automaticamente na sua conta. Caso você seja servidor publico, poderá efetuar esse saque diretamente em uma das milhares de agências físicas do Banco do Brasil. Neste caso entra o mesmo direcionamento da Caixa, caso você já seja correntista e esteja tudo OK, o abono será creditado automaticamente na sua conta.

    Caso tenha mais duvidas quanto aos benefícios, entre em contato com os respectivos bancos!

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