Pular para o conteúdo

IGM-P tem deflação de 0,83%, segundo FGV

    IGM-P tem deflação de 0,83%, segundo FGV

    O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) apresentou deflação de 0,83% na segunda prévia para o mês de outubro, a informação foi divulgada pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) nessa quinta-feira (20).

    O resultado está abaixo do desempenho do segundo decêndio de setembro, o recuo, à época, havia sido de 0,91%. Outro indicador importante, o IPA-M (Índice de Preços ao Produtor Amplo) contribuiu para a manutenção da deflação. Após a queda de 1,22% no último balanço, a queda registrada agora foi de 1,19%.

    Por outro lado, o IPC-M apresentou alta de 0,29% (o resultado corresponde ao segundo decêndio de setembro), a deflação apresentada pelo índice na última divulgação foi de 0,12%.

    Outro índice importante que ajuda a compor a imagem atual da atividade econômica, o INCC-M (Índice Nacional de Custo da Construção) apresentou queda de 0,06% após leve alta de 0,07%.

    Inflação dos países do G20, e Brasil na 14ª posição do ranking

    Uma lista que mede a inflação das economias do G20, feita pela consultoria Austin Rating, trouxe a Turquia em primeiro lugar, a taxa de 83,5% no acumulado de 12 meses, seguido pela Argentina (83%) e logo após, a Rússia (13,7%). O Brasil está na 14ª posição.

    Monitoramento do PIB registra queda em agosto, segundo FGV

    O Monitor do PIB, realizado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV), apresentou queda de 0,8% em agosto frente a julho. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a economia se expandiu 3,7% em agosto desse ano.

    Os dados compilados pelo Monitor antecedem a tendência do principal indicador da economia usando as mesmas fontes e metodologia empregadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o órgão é responsável pela realização do cálculo e divulgação oficial das Contas Nacionais.

    A demanda das famílias por consumo teve recuo de 0,5% em agosto em comparação a julho. Por outro lado, a FBCF (Formação Bruta de Capital Fixo), indicador dos investimentos no PIB, registrou alta de 0,7% no mesmo período.

    Exportação de bens e serviços teve alta de 0,6% em agosto, enquanto a importação caiu 0,3%.

     

    Saiba mais: Apenas 8% das indústrias usam ferrovias para transportar, segundo CNI

    FGTS: valores futuros podem ser usados para financiamento

    Caixa para Elas Empreendedoras: R$ 1 bilhão em crédito

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    0

    CARREGANDO