Pular para o conteúdo

FGTS: valores futuros podem ser usados para financiamento

    FGTS: valores futuros podem ser usados para financiamento

    A proposta que autoriza o uso de valores futuros do FGTS para financiar imóveis foi aprovada nesta terça-feira (18) pelo Conselho Curador do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

    O conselho responsável pela decisão é composto por representantes do governo, dos empregadores e dos trabalhadores. A decisão foi unânime.

    A decisão terá como alvo, primeiramente, as famílias com renda bruta de até R$ 2.400, caberá ao trabalhador a decisão de utilizar (caso deseje) os depósitos futuros da conta vinculada à plataforma. A escolha pelo uso dos valores para financiar imóveis tem o efeito de bloquear movimentações para outros tipos de uso.

    Tempo para implementação

    O prazo para as instituições financeiras se adequarem ao programa é de 90 dias – isto é, em razão do mês em que estamos e o término do prazo, os novos financiamentos só ocorrerão a partir do ano que vem.

    O representante da pasta, Helder Cunha, disse que a medida “dá mais liberdade para a família, ela tem mais uma opção do que fazer com esse recurso que ela tem direito”.

    FGTS

    O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é um valor depositado pelo contratante em uma conta individual do trabalhador, este valor equivale a 8% do salário. Até então, o valor acumulado pelo empregado podia ser usado na compra da casa própria. As hipóteses que permitiam o uso eram: usar como entrada para pagamento de 12 parcelas, nesta condição, estaria limitado a uma vez por ano, além de ter limite de 80% do valor das prestações. A outra hipótese permitida era a amortização do saldo devedor do contrato (uma vez a cada dois anos).

    A partir dessa nova medida, o uso de recursos futuros poderá entrar no cálculo da capacidade de pagamento de quem planeja financiar o próprio lar.

     

    Saiba mais: Caixa para Elas Empreendedoras: R$ 1 bilhão em crédito

    Prévia do PIB cai 1,13% em agosto, segundo BC

    Serviços crescem 0,7% em agosto, segundo IBGE

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    0

    CARREGANDO