Inflação de artigos natalinos chega a 11,03%, segundo FGV
O Natal é indissociável das compras. Sejam elas de artigos de decoração, ingredientes para as refeições ou produtos para presentear. O comércio varejista tende a ampliar as promoções nesta data, além de potencializar o efetivo de funcionários para atender a demanda que também tende a crescer.
Isso posto, é necessário, no entanto, avaliar a melhor alternativa dentre os produtos afim de driblar a inflação. De acordo com o levantamento do FGV-Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas), composto pelo Índice de Preços ao Consumidor Disponibilidade Interna (IPC-DI), o índice de preços de mercadorias e serviços ultrapassou o patamar atual. Na análise de novembro do ano passado e o mesmo mês deste ano, o índice foi de 11,03% para o primeiro frente a 4,53% do segundo.
Maior diferença
De acordo com a pesquisa, a maior mudança é observada nos produtos da ceia de Natal, a alta neste período chega a 16,48%. Dentre o segmento, a cebola teve aumento de 167,62%, frutas com 38,82%, a farofa logo após com 30%; a maionese teve alta de 29,93%. A batata inglesa também figura entre os itens com aumento expressivo, embora o menor dentre outros itens observados; 29,92%.
Serviços em alta no Natal
O segmento dos serviços também registrou alta. O acumulado dos últimos doze meses chegou a 6,95%. Vestuário é o gênero com maior aumento, 10,62%. Acessórios vem logo após 6,38%. Recreação e cultura com 5,89%. Saúde e beleza registraram 5,68%.
Variação por porcentagem
- Roupas Masculinas: 12,82%
- Roupas Femininas: 11,01%
- Roupas Infantis: 7,67%
- Calçados Masculinos: 10,42%
- Calçados Femininos: 8,87%
- Calçados Infantis: 1,13%
Acessórios teve variação de 6,38%; dentre eles, bijuterias com variação positiva de 3,53%. Relógios, 5,65%. Cintos e Bolsas com 8,01%.