Pular para o conteúdo

Inflação de artigos natalinos chega a 11,03%, segundo FGV

    Inflação de artigos natalinos chega a 11,03%, segundo FGV

    O Natal é indissociável das compras. Sejam elas de artigos de decoração, ingredientes para as refeições ou produtos para presentear. O comércio varejista tende a ampliar as promoções nesta data, além de potencializar o efetivo de funcionários para atender a demanda que também tende a crescer.

    Isso posto, é necessário, no entanto, avaliar a melhor alternativa dentre os produtos afim de driblar a inflação. De acordo com o levantamento do FGV-Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas), composto pelo Índice de Preços ao Consumidor Disponibilidade Interna (IPC-DI), o índice de preços de mercadorias e serviços ultrapassou o patamar atual. Na análise de novembro do ano passado e o mesmo mês deste ano, o índice foi de 11,03% para o primeiro frente a 4,53% do segundo.

    Maior diferença

    De acordo com a pesquisa, a maior mudança é observada nos produtos da ceia de Natal, a alta neste período chega a 16,48%. Dentre o segmento, a cebola teve aumento de 167,62%, frutas com 38,82%, a farofa logo após com 30%; a maionese teve alta de 29,93%. A batata inglesa também figura entre os itens com aumento expressivo, embora o menor dentre outros itens observados; 29,92%.

    Serviços em alta no Natal

    O segmento dos serviços também registrou alta. O acumulado dos últimos doze meses chegou a 6,95%. Vestuário é o gênero com maior aumento, 10,62%. Acessórios vem logo após 6,38%. Recreação e cultura com 5,89%. Saúde e beleza registraram 5,68%.

    Variação por porcentagem

    • Roupas Masculinas: 12,82%
    • Roupas Femininas: 11,01%
    • Roupas Infantis: 7,67%
    • Calçados Masculinos: 10,42%
    • Calçados Femininos: 8,87%
    • Calçados Infantis: 1,13%

    Acessórios teve variação de 6,38%; dentre eles, bijuterias com variação positiva de 3,53%. Relógios, 5,65%. Cintos e Bolsas com 8,01%.

     

    Saiba mais: Ceia de Natal, 13º Salário e hábitos de consumo

    Vagas de emprego: Natal deve ter mercado de trabalho aquecido

    Natal: produtos mais procurados e qualidade de gasto

    Décimo Terceiro tem que ser pago até essa terça-feira; como calcular?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    0

    CARREGANDO