IPC-Fipe: Inflação em São Paulo sobe 0,45% em outubro
Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (3) pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). As informações do IPC (Índice de Preços ao Consumidor) indicam que o mês de outubro teve alta de 0,45%, o resultado em setembro havia sido avanço de 0,12%. Em comparação ao resultado observado na terceira quadrissemana de outubro, esse acréscimo chega a 0,39%.
O índice acumulado de janeiro a outubro registrou alta de 6,24%. Nos 12 meses até outubro, essa diferença chega a 7,62%.
Projeções Broadcast do IPC
O resultado de outubro chegou ao teto das projeções do mercado, As estimativas projetavam alta entre 0,25% e 0,45%; da mesma forma, a mediana também ficou em 0,45%.
Resultado dos segmentos
Entre os sete setores analisados na pesquisa, cinco indicam oscilações variadas de alta ou apenas recomposição de perda precedente. Transportes registrou recuperação de -1,17% para 0,18%. O segmento Alimentação teve resultado parecido; -0,22% para 0,87%. As altas se concentraram em Saúde (0,82% para 1,14%); Vestuário, variação de 0,34% para 0,65%. Educação foi de 0,11% a 0,17% observado em outubro.
As perdas foram observadas em Habitação e Despesas Pessoais. A reversão entre setembro e outubro para Despesas Pessoais foi de 1,58% para 0,68%. Enquanto o segmento de Habitação foi de 0,44% a quase zerar; 0,01%.
O Índice Geral ficou registrado em 0,45%.
Setor de vestuário
A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) projetou faturamento do setor em R$ 153 bilhões até o fim de 2022. De acordo com documento obtido pela CNN, a composição por macro regiões apresenta os dados de São Paulo como o melhor resultado; 27%. Logo após Santa Catarina (17%), Paraná e Rio de Janeiro com 8% ambos. E Minas Gerais (13%).
Produção e dimensão do setor
O setor é responsável pela concentração de 18 mil empresas em atividade. Além da manutenção de 957 mil postos de trabalho diretos. Segundo a Abit, a produção do setor deve chegar a 5,7 bilhões de peças.
No entanto, a movimentação ainda está abaixo do patamar pré-pandemia, ainda de acordo com a associação, o resultado registrado em 2019 chegou a R$ 186 milhões de faturamento.