Pular para o conteúdo

O impacto do Dia de Finados para o comércio

    O Dia de Finados é uma data religiosa que é celebrada no Brasil no dia 2 de novembro. É um feriado nacional e, tradicionalmente, as pessoas visitam os cemitérios para homenagear seus entes queridos que já faleceram.

    Apesar de estar perdendo tradição ainda tem um impacto significativo para o comércio, principalmente para os setores de flores, velas, artigos religiosos e alimentação, pois movimenta bilhões de reais e gera empregos em diversos setores.

      

    A atividade comercial e a geração de negócio no dia de Finados

    O Dia tem um impacto positivo para o comércio, em alguns setores, pois estimula o consumo e a geração de empregos, nos mesmos. Por outro lado, também pode ter um impacto negativo para o comércio, principalmente para os setores que funcionam normalmente no feriado. Isso ocorre porque as pessoas costumam gastar mais dinheiro com flores, velas e outros produtos relacionados ao Dia de Finados, deixando de comprar outros produtos. Abaixo setores que mais faturam com feriado:

     

    1) Comércio de flores no Dia de Finados

    De longe, as flores são o produto mais vendido no Dia de Finados. As rosas, crisântemos e girassóis são as mais populares. O SindiFlores, sindicato da floricultura brasileira, estima que o Dia de Finados movimente R$ 606 milhões no Brasil, que corresponde a 3% do Produto Interno Bruto (PIB) do setor, que em 2023 deverá alcançar R$ 20,2 bilhões no País. A estimativa é que o setor de flores no Brasil cresça cerca de 8% a 10% frente a 2022 – não somente na data especial.

     

    2) Comércio de velas no Dia de Finados

    As velas são outro produto muito vendido no Dia de Finados. Elas são usadas para iluminar os túmulos e criar um ambiente de respeito e reflexão.

     

    3) Comércio de artigos religiosos no Dia de Finados

    Os artigos religiosos, como imagens de santos, crucifixos e rosários, também são muito vendidos no Dia de Finados. As pessoas costumam comprar esses produtos para colocar nos túmulos de seus entes queridos.

     

    4) Comércio de alimentação no Dia de Finados

    Os restaurantes e lanchonetes localizados próximos aos cemitérios costumam registrar um aumento no movimento no Dia de Finados. As pessoas costumam ir a esses locais para comer e descansar antes ou depois de visitar os túmulos.

     

    5) Turismo religioso no Dia de Finados

    O turismo religioso é uma atividade que envolve a visita a locais sagrados ou religiosos, além de procissões e pregrinações em cidades como Juazeiro do Norte e Aparecida. O objetivo dos turistas é realizar rituais, participar de eventos ou simplesmente conhecer a história e a cultura de uma determinada religião. Locais mais visitados no dia de Finados:

    – Cemitérios

    Os cemitérios são os locais mais visitados no Dia de Finados. As pessoas costumam levar flores, velas e outros objetos para colocar nos túmulos de seus entes queridos. Também é comum a realização de missas e cultos religiosos nos cemitérios.

    • Cemitério da Consolação, em São Paulo: Este cemitério é o maior e mais antigo de São Paulo. É um local popular para visitação no Dia de Finados, pois abriga os túmulos de muitos artistas, escritores e políticos brasileiros.
    • Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro: Este cemitério é outro local popular para visitação no Dia de Finados. É o local de descanso de muitas celebridades brasileiras, incluindo Carmen Miranda, Tom Jobim e Vinicius de Moraes.
    • Cemitério de São Francisco: é o principal local de visitação em Juazeiro do Norte no Dia de Finados. O cemitério é o local de descanso de Padre Cícero, um dos religiosos mais populares do Brasil.
    •  Cemitério da Recoleta, em Buenos Aires: Este cemitério é um dos mais famosos da América Latina. É um local popular para visitação no Dia de Finados, pois abriga os túmulos de muitos artistas, escritores e políticos argentinos, incluindo Evita Perón e Carlos Gardel.
    •  Cemitério Père Lachaise, em Paris: Este cemitério é um dos mais famosos do mundo. É um local popular para visitação no Dia de Finados, pois abriga os túmulos de muitos artistas, escritores e músicos famosos, incluindo Oscar Wilde, Jim Morrison e Édith Piaf.
    • Cemitério de Arlington, nos Estados Unidos: Este cemitério é o local de descanso de muitos soldados americanos que morreram em combate. É um local popular para visitação no Dia de Finados, pois é um lugar para refletir sobre a perda e o sacrifício.

     

    – Igrejas e Santuário católicos mais vistados no Dia de Finados

    Muitas igrejas realizam missas e cultos especiais no Dia de Finados. As pessoas costumam participar dessas celebrações para homenagear seus entes queridos e para pedir pela paz e pelo descanso das almas.

    De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), as igrejas Santuário mais visitadas no Brasil no Dia de Finados são:

    • Basílica de Nossa Senhora do Carmo, no Rio de Janeiro: Esta basílica é um dos edifícios religiosos mais importantes do Rio de Janeiro.
    • Catedral da Sé, em São Paulo: Esta catedral é a sede da Arquidiocese de São Paulo e é um dos edifícios religiosos mais importantes do Brasil.
    • Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Ouro Preto: Esta igreja é dedicada à Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, uma santa popular entre os escravos.
    • Igreja do Bonfim, em Salvador: Esta igreja é dedicada ao Senhor do Bonfim, um santo popular da Bahia.
    • Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida: Este santuário é dedicado à Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. É o santuário mariano mais visitado do mundo.
    • Santuário de Nossa Senhora das Dores e o Santuário de Nossa Senhora da Penha: Local de peregrinação por conta do Padre Cicero

     

    – Procissões e peregrinações

    No Brasil, as procissões e peregrinações são uma forma tradicional de homenagear os mortos no Dia de Finados. Essas celebrações são realizadas em diversos locais do país, com diferentes formatos e significados.

    As procissões são caminhadas religiosas que ocorrem em torno de um cemitério ou de um santuário. Elas são geralmente acompanhadas de missas, cultos e orações. Já as peregrinações são caminhadas religiosas que ocorrem de um local a outro. Elas são geralmente realizadas em homenagem a um santo ou a um evento religioso.

    • Procissão do Fogaréu, em Ouro Preto, Minas Gerais: Esta procissão é realizada na madrugada do Dia de Finados. Os participantes levam tochas acesas para representar a luz da fé.
    • Procissão dos Mortos, em São Paulo, São Paulo: Esta procissão é realizada no Cemitério da Consolação, em São Paulo. Os participantes levam flores e velas para colocar nos túmulos de seus entes queridos.
    • Procissão do Santíssimo Sacramento, em Aparecida, São Paulo: Esta procissão é realizada no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida. Os participantes levam o Santíssimo Sacramento em procissão pelo santuário.
    • Procissões em Juazeiro do Norte: Há várias procissões religiosas que ocorrem em Juazeiro do Norte no Dia de Finados, por conta da fé m Padre Cícero.
    • Peregrinação a Aparecida, São Paulo: Esta peregrinação é realizada a pé, de bicicleta ou de carro. Os peregrinos vão ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, para homenagear a padroeira do Brasil.
    • Peregrinação ao Santuário do Bom Jesus da Lapa, na Bahia: Esta peregrinação é realizada a pé, de bicicleta ou de carro. Os peregrinos vão ao Santuário do Bom Jesus da Lapa, na Bahia, para homenagear o Senhor Bom Jesus da Lapa.
    • Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Trindade, Goiás: Esta peregrinação é realizada a pé, de bicicleta ou de carro. Os peregrinos vão ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Trindade, Goiás, para homenagear Nossa Senhora de Fátima.

     

    Dicas para o turismo religioso no Dia de Finados

    – Planeje sua viagem com antecedência, pois o fluxo de turistas é grande nessa data.

    – Reserve hospedagem e transporte com antecedência, pois os preços costumam ser mais altos no Dia de Finados.

    – Vista-se de forma confortável e leve, pois você vai caminhar bastante.

    – Leve água e snacks, pois você pode passar horas visitando os locais turísticos.

    – Seja repeitoso com as pessoas e com os locais sagrados.

     

    História do dia de Finados

    A história do Dia de Finados remonta à Antiguidade, quando os povos celebravam rituais em homenagem aos mortos. Na cultura cristã, a data foi instituída no século X pelo abade Odilo de Cluny, na França. Ele estabeleceu 2 de novembro como data oficial para a celebração da memória dos mortos.

    No Brasil, o Dia de Finados foi introduzido pelos portugueses no século XVI. A data foi oficializada em 1889, com a proclamação da República.

    Até o século XX, o Dia de Finados era uma data mais sombria, marcada pela tristeza e pelo luto. No entanto, a partir do século XXI, a data passou a ser celebrada de forma mais festiva, com a realização de missas, cultos e outras atividades religiosas.

    Atualmente, o Dia de Finados é um feriado nacional no Brasil. É uma data importante para as famílias brasileiras, que se reúnem para homenagear seus entes queridos que já faleceram.

     

    Origens do Dia de Finados

    As origens do Dia de Finados remontam à Antiguidade, quando os povos celebravam rituais em homenagem aos mortos. Na cultura grega, por exemplo, havia o festival de Anthesteria, que era celebrado em fevereiro e março para homenagear os mortos. Na cultura romana, havia o festival de Parentalia, que era celebrado em fevereiro para homenagear os ancestrais.

     

    Cristianismo no Dia de Finados

    No século X, o abade Odilo de Cluny, na França, estabeleceu 2 de novembro como data oficial para a celebração da memória dos mortos. Ele escolheu essa data porque é o dia seguinte à Festa de Todos os Santos, que é celebrada em 1 de novembro.

    O Dia de Finados foi introduzido no Brasil pelos portugueses no século XVI. A data foi oficializada em 1889, com a proclamação da República.

     

    Celebrações do Dia de Finados

    No Brasil, o Dia de Finados é celebrado de forma tradicional, com a visita aos cemitérios para homenagear os entes queridos que já faleceram. As pessoas costumam levar flores, velas e outros objetos para colocar nos túmulos. Também é comum a realização de missas e cultos religiosos.

    Atualmente, o Dia de Finados é um feriado nacional no Brasil. É uma data importante para as famílias brasileiras, que se reúnem para homenagear seus entes queridos que já faleceram.

    Saiba mais

    O dia da Padroeira e o impacto no comércio

    Sazonalidade e os impactos nos negócios; entenda 

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *