Pular para o conteúdo

PMEs cresceram 9,4% no terceiro trimestre de 2023

    Crescimento das PMEs

    Imagem ilustrativa – PMEs cresceram 9,4% no terceiro trimestre de 2023

    De acordo com dados divulgados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), às pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras cresceram 9,4% no terceiro trimestre de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior. O índice mostra crescimento de 5,1% no acumulado do ano até setembro de 2023.

    O crescimento das PMEs foi impulsionado por diversos fatores, incluindo a melhora do cenário econômico, a redução da taxa de juros e o aumento do consumo. O setor industrial foi o que mais cresceu, com alta de 16,8% no terceiro trimestre.

    Os números são positivos para a economia brasileira, pois representa a geração de emprego e renda. Essas empresas são responsáveis por mais de 90% dos empregos formais no país.

    Baseado no que vem acontecendo na economia, o Sebrae estima que o crescimento das PMEs continue no quarto trimestre de 2023, com alta projetada de 7%.

    Destaques do crescimento das PMEs no terceiro trimestre de 2023

    – 16,8% no setor industrial;

    – 9,4% em relação ao mesmo período do ano anterior;

    – 5,1% no acumulado do ano até setembro;

    – 7,1% no setor de serviços;

    – 10,2% no setor de comércio.

     

    Acumulado anual das PMEs

    No acumulado do ano até setembro de 2023, o índice mostra crescimento de 5,1% frente ao mesmo período do ano anterior. Isso significa,  que entre janeiro e setembro de 2023, as PMEs brasileiras cresceram 5,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em outras palavras, o faturamento aumentou 5,1% no acumulado do ano até setembro.

    Esse crescimento é positivo, pois indica que as empresas estão se recuperando da crise econômica causada pela pandemia de COVID-19. O setor industrial foi o que mais cresceu, com alta de 16,8% no acumulado do ano até setembro.

    O crescimento é importante para a economia brasileira, pois as PMEs são responsáveis por mais de 90% dos empregos formais no país. O Sebrae estima que o crescimento continue no quarto trimestre de 2023, com alta de 7%.

     

    Crescimento das PMEs

    A melhora do cenário econômico, com a redução da inflação e do desemprego, ajudou a impulsionar o crescimento das PMEs. A redução da taxa de juros também ajudou a melhorar o acesso ao crédito, o que facilitou a expansão das mesmas. O aumento do consumo, impulsionado pelo aumento da renda das famílias, também foi um fator importante, pois é um sinal positivo para a economia brasileira.

    As PMEs são importantes para a geração de emprego e renda, pois contribuem para a retomada do crescimento econômico do país. Os principais fatores que contribuíram para o seu crescimento no acumulado do ano até setembro:

    – Aumento do consumo.

    – Melhora do cenário econômico;

    – Redução da taxa de juros;

    Saiba mais

    Taxa de desemprego é a menor desde abril de 2015

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    0

    CARREGANDO