Pular para o conteúdo

Taxa de desemprego é a menor desde abril de 2015

    Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geográfica e Estatística) , a taxa de desemprego é menor para o período desde abril de 2015, quando ficou em 8,1%. Sendo que na comparação com o mesmo período em 2022, a mesma foi de 10,5%, ou seja uma queda de 2 (dois) pontos percentuais. A expectativa dos analistas era que viesse com 8,7%.

    Mostrar o nº de desempregados no Brasil

    IBGE – nº do desemprego abril/2023

     

    Números do desemprego segundo a pesquisa (trimestre)

    – nº de desempregados: 9,1 milhões

    – n º de população ocupadas: 98 milhões

    – nº de rendimento médio: R$ 2.891/mês

    – Taxa de informalidade: 38 milhões de trabalhadores

     

    O que é desemprego?

    O desemprego é uma situação em que uma pessoa que está disposta e apta a trabalhar não consegue encontrar um emprego remunerado. É um indicador econômico que mede a proporção de pessoas desocupadas em relação à força de trabalho total de uma determinada região ou país.

    Existem diferentes formas de medir o desemprego, sendo a taxa de desemprego a mais comumente utilizada. Essa taxa é calculada dividindo o número de pessoas desempregadas pelo número total de pessoas na força de trabalho, e é expressa em percentagem.

    O desemprego pode ocorrer por diversos motivos, como recessão econômica, falta de oportunidades de emprego, automação de processos, mudanças estruturais na economia, entre outros. Ele afeta não apenas as pessoas que estão desempregadas, mas também a sociedade como um todo, pois pode levar a uma diminuição da renda, aumento da pobreza, desigualdade social e problemas sociais.

    O combate ao desemprego envolve políticas públicas que visam estimular a criação de empregos, promover a qualificação profissional, incentivar o empreendedorismo, entre outras medidas. É um desafio complexo que requer ações coordenadas dos governos, empresas e da sociedade como um todo para buscar soluções e reduzir os impactos negativos do desemprego.

    Desemprego e mercado de trabalho

    Taxa de desemprego

    A taxa de desemprego é um indicador econômico que mede a proporção de pessoas desocupadas em relação à força de trabalho total de uma determinada região ou país. É expressa em percentagem e é um dos principais indicadores utilizados para avaliar a situação do mercado de trabalho.

    A taxa de desemprego é calculada dividindo o número de pessoas desempregadas pelo número total de pessoas na força de trabalho e multiplicando por 100. As pessoas desempregadas são aquelas que não possuem um emprego remunerado, estão disponíveis para trabalhar e têm buscado ativamente uma ocupação nos últimos tempos.

    A taxa de desemprego pode variar ao longo do tempo e entre diferentes regiões. Ela reflete a dinâmica do mercado de trabalho, sendo influenciada por fatores como a conjuntura econômica, o crescimento do país, a criação de empregos, as políticas de emprego, entre outros.

    Uma taxa de desemprego alta indica que uma parcela significativa da população economicamente ativa está sem emprego, o que pode gerar impactos negativos na economia e na sociedade, como redução da renda, aumento da pobreza e desigualdade social. Por outro lado, uma taxa de desemprego baixa geralmente é um sinal de um mercado de trabalho saudável, com mais oportunidades de emprego e maior estabilidade econômica.

    A análise da taxa de desemprego é importante para formuladores de políticas, economistas, empresas e indivíduos, pois fornece informações sobre a situação do mercado de trabalho e auxilia na tomada de decisões relacionadas a investimentos, planejamento de carreira e políticas públicas de emprego.

    Dados sobre desemprego

     

    o que é o PNAD?

    O PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) é uma pesquisa realizada pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística no Brasil. Essa pesquisa é considerada uma das principais fontes de informações socioeconômicas do país.

    O objetivo do PNAD é coletar dados sobre a população brasileira, suas características demográficas, socioeconômicas e de trabalho. Através de questionários aplicados em uma amostra representativa de domicílios, o IBGE obtém informações sobre renda, educação, emprego, saúde, habitação, entre outros aspectos relevantes.

    A pesquisa é realizada anualmente e permite acompanhar a evolução e as tendências desses indicadores ao longo do tempo. Além disso, o PNAD também é utilizado para subsidiar a formulação de políticas públicas, a criação de programas sociais e o desenvolvimento de estudos e pesquisas acadêmicas.

    Os resultados do PNAD são divulgados em forma de indicadores, como a taxa de desemprego, a taxa de analfabetismo, a renda média da população, a distribuição de renda, entre outros. Essas informações são importantes para o planejamento e monitoramento de políticas e programas sociais, além de contribuírem para o conhecimento da realidade socioeconômica do país.

    O PNAD é uma ferramenta fundamental para compreender as características da população brasileira, suas demandas e necessidades, auxiliando na tomada de decisões e na elaboração de estratégias para promover o desenvolvimento social e econômico do país.

     

    Como funciona a pesquisa PNAD desempregados

    A PNAD Continua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) é uma importante fonte de informações e o principal instrumento para monitoramento do desemprego e da força de trabalho como um todo no Brasil. Através dessa pesquisa realizada pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, é possível obter dados sobre a quantidade de desempregados no país, suas características e tendências.

    Para realizar essa pesquisa o IBGE ouviu por volta de 211 (duzentos e onze mil) domicílios em 26 (vinte e seis) estados mais o Distrito Federal.

    Metodologia para pesquisa

     

    Metodologia utilizada

    Na PNAD, são coletadas informações sobre a situação de trabalho das pessoas entrevistadas, incluindo a identificação daquelas que estão desempregadas. Essas informações permitem calcular a taxa de desemprego, que é um indicador fundamental para analisar a situação do mercado de trabalho.

    A taxa de desemprego obtida por meio da PNAD é calculada dividindo o número de desempregados pela força de trabalho total e multiplicando por 100. A força de trabalho inclui as pessoas que estão trabalhando ou procurando ativamente por emprego.

    Além de fornecer a taxa de desemprego, a PNAD também permite analisar outros aspectos relacionados ao desemprego, como a duração do desemprego, as características dos desempregados (como idade, gênero, escolaridade), as razões para o desemprego e a distribuição geográfica dos desempregados no país.

     

    Para que serve a pesquisa da PNAD

    Essas informações são fundamentais para a formulação de políticas públicas, programas de geração de emprego e renda, e também para auxiliar na compreensão dos desafios e demandas do mercado de trabalho brasileiro. A PNAD desempenha um papel relevante na análise e monitoramento do desemprego no país, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias para reduzir o desemprego e promover o crescimento econômico.

     

    Outras informações

    Vagas de emprego: Natal deve ter mercado de trabalho aquecido

    Desemprego se mantém estável em outubro, segundo OCDE

    CAGED: Ministério estima 3 milhões de novos empregos em 2022

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    0

    CARREGANDO