As vendas do varejo brasileiro recuaram 8,7% no período Pré-Black Friday, que aconteceu em 24 de novembro de 2023. De acordo com levantamento da Neotrust, entre os dias 1º e 22 de novembro, o faturamento foi de R$ 10,81 bilhões, o que representa um recuo de R$ 944 milhões em relação ao mesmo período do ano passado.
Como explicar a queda nas vendas na Pré-Black Friday
Apesar da queda nas vendas, a Black Friday ainda é uma data importante para o comércio eletrônico brasileiro. A expectativa é que o evento movimente mais de R$ 7,1 bilhões em todo o país, o que representa um crescimento de 17% em relação a 2022.
– A alta inflação, que está impactando o poder de compra dos consumidores;
– O aumento das taxas de juros, que está tornando o crédito mais caro;
– A concorrência crescente no e-commerce, que está forçando os lojistas a oferecer descontos cada vez maiores.
As categorias que registraram maiores quedas nas vendas
– Telefonia: R$ 237,4 milhões (-40%);
– Eletrodomésticos: R$ 224,4 milhões (-24%);
– Eletrônicos: R$ 166,6 milhões (-14%);
– Moda e acessórios: R$ 131,5 milhões (-12%);
– Móveis: R$ 86,6 milhões (-10%).
As categorias que registraram mais vendas
– Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (17%);
– Alimentos e bebidas (12%).
E-Commerce brasileiro registra mais de R$ 1 bilhão em transações na Pré-Black Friday
O e-commerce brasileiro movimentou mais de R$ 1,1 bilhão na véspera da Black Friday, 24 de novembro de 2023, segundo os dados da Confiança e Neotrust. O valor é 36,56% menor que o mesmo período do ano passado, quando o faturamento foi de R$ 1,7 bilhão.
O número de pedidos também foi menor, com queda de 30% em relação a 2022, totalizando 1,8 milhão de pedidos. O tíquete médio foi de R$ 547, uma redução de 13,71% em relação ao ano passado.
Iniciativa oferece descontos no comércio para moradores que se vacinarem contra Covid-19
A “Black Friday da Vacinação” é uma iniciativa da Prefeitura de Mairinque, no interior de São Paulo, que oferece descontos no comércio local para moradores que se vacinarem contra a Covid-19. A ação, que aconteceu na última sexta-feira (26), teve como objetivo incentivar a vacinação e aumentar a cobertura vacinal na cidade.
Os moradores que se imunizaram nesta data receberam um carimbo na carteirinha de vacinação, que podia ser apresentado nos estabelecimentos participantes da campanha. O percentual de desconto ficou a critério do lojista, mas era obrigatório que fosse oferecido ao cliente dentro do período da ação.
A campanha foi um sucesso, com mais de 3.000 pessoas se vacinando nesta data. A Prefeitura de Mairinque estima que a ação tenha ajudado a aumentar a cobertura vacinal na cidade em cerca de 10%.
A iniciativa foi elogiada por autoridades da saúde e especialistas em imunização. Eles destacaram que a campanha foi uma forma eficaz de incentivar a vacinação, especialmente em um momento em que a cobertura vacinal contra a Covid-19 está diminuindo no Brasil.