Pular para o conteúdo

Um mês de maio mais confiante para donos de pequenas empresas

    Estudo Pequenas Empresas

    Foto do divulgação

    O Índice de Confiança das MPE (Micros e Pequenas Empresas), medidos pelo Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas e pela Fundação Getúlio Vargas, apresentou aumento, em maio de 2023, subindo de 87,7 para 87,9 pontos. Puxados principalmente por empreendedores dos setores de de Serviços e Comércio. O resultado é satisfatório, pois pelo 4º mês consecutivo, a confiança das MPE-Serviços aumentou, avançando 2,5 pontos.

     

    O que é o Índice de Confiança das MPE (Micros e Pequenas Empresas)?

    O Índice de Confiança das Micros e Pequenas Empresas (IC-MPE) é um indicador utilizado para medir o nível de confiança dos empresários que atuam em micro e pequenas empresas no Brasil. É calculado mensalmente por meio desta pesquisa realizada junto aos empresários de diversas áreas e busca obter informações sobre a percepção dos empresários em relação à situação atual dos seus negócios, bem como suas expectativas futuras.

    Esse índice é importante porque a confiança dos empresários pode influenciar suas decisões de investimento, contratação de pessoal, expansão dos negócios e tomada de risco. Além disso, o IC-MPE também é utilizado como um indicador macroeconômico para acompanhar o desempenho e a saúde do segmento das micros e pequenas empresas, que desempenham um papel fundamental na geração de empregos e no desenvolvimento econômico de um país.

     

    Como funciona o Índice de Confiança das MPE (Micros e Pequenas Empresas)?

    Esse índice é calculado a partir de pesquisas e levantamentos realizados com os gestores desses empreendimentos, buscando avaliar suas percepções sobre a situação econômica atual e suas expectativas para o futuro.

    O IC-MPE considera diversos aspectos, como:

    – Condições econômicas atuais e futuras do país;-

    – Condições de negócio,

    – Confiança em relação ao desempenho do próprio negócio,

    – Contratação de funcionários,

    – Capacidade de investimento; e

    – Demanda por produtos ou serviços;

    – Faturamento,

    – Políticas governamentais que impactam as micros e pequenas empresas.

    – Situação financeira das micros e pequenas empresas.

    Com base nas respostas obtidas, é possível calcular o índice de confiança, que varia de 0 a 200 pontos. Valores acima de 100 indicam otimismo por parte dos empresários, enquanto valores abaixo de 100 indicam pessimismo.

     

    Confiança das MPE (Micros e Pequenas Empresas) no Setor de Serviços

    No setor de serviços o índice no mês de maio de 2023, avançou 2,5 pontos, chegando a 92,2 pontos. O indicador acumula 7,4 pontos, registrando maior nível desde mês de outubro de 2022 (99,4 pontos). O resultado positivo pode estar associadas a setores de serviços como delivery; transporte e contratação de profissionais;

     

    Confiança das MPE (Micros e Pequenas Empresas) no Comércio

    A confiança das micro e pequenas empresas no setor do comércio é um aspecto importante para o desenvolvimento e crescimento do pais, pois é um setor que gera trabalho e rende de imediato. Após uma queda no mês de abril de 2023, a confiança dos micros e pequenos empresários do setor de Comércio (MPE-Comércio) voltou a subir em maio. Aumentando 02 (dois) pontos, atingindo 85,3 pontos. Bem provável que essa subida tem relação com o aumento do salário-mínimo e à resiliência no mercado de trabalho.

     

    Confiança das MPE (Micros e Pequenas Empresas) na Indústria de Transformação

    No setor industrial o índice caiu pelo terceiro mês consecutivo e bateu nos 85,4 pontos, o menor nível desde junho de 2020 (75,5 pontos). O impacto se deu por conta de segmentos como alimentos; metalurgia; produtos de metal e refino e produtos químicos.

     

    Quem realiza o Índice de Confiança das MPE (Micros e Pequenas Empresas)?

    O Índice de Confiança das Micros e Pequenas Empresas (IC-MPE) é realizado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em parceria com a FGV (Fundação Getúlio Vargas). Essas instituições unem esforços para realizar as pesquisas e análises necessárias para calcular o índice mensalmente.

    O Sebrae é uma entidade brasileira que tem como objetivo promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas. Ele oferece suporte, capacitação e consultoria a esses empreendimentos, além de desenvolver pesquisas e estudos sobre o segmento.

    A FGV é uma renomada instituição de ensino e pesquisa do Brasil, reconhecida por sua excelência em diversas áreas, incluindo economia. Através de suas unidades e centros de pesquisa, a FGV contribui para a realização de estudos e análises econômicas, fornecendo expertise e metodologias para o cálculo do IC-MPE.

    A parceria entre o Sebrae e a FGV na realização do Índice de Confiança das Micros e Pequenas Empresas permite que o indicador seja construído com base em critérios técnicos e científicos, fornecendo informações relevantes sobre a percepção e a confiança dos empresários desse segmento no Brasil.

    Saiba mais

    Taxa de desemprego é a menor desde abril de 2015

    Investimentos diretos no país somam US$ 90,6 bi em 2022

    Varejo: vendas caem 0,6% em novembro, segundo IBGE

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    0

    CARREGANDO