Pular para o conteúdo

Ambiente de negócios aquecido para 2023; tendências

    Ambiente de negócios aquecido para 2023; tendências

    O momento pós pandemia, vindo de um ano de eleições e Copa do Mundo, contribui para a atmosfera de otimismo no ambiente de negócios. Há perspectiva de crescimento para as empresas, – sobretudo – para as de pequeno porte.

    Um dos setores em que há mais projeção de crescimento é o de tecnologia. Este ano deve mudar o perfil de negócios promissores. O segmento de apostas online, com sites e plataformas associadas a games e esportes, é um dos mercados com maior probabilidade de rentabilidade e previsão de novos aportes, embora não haja um respaldo jurídico sobre esse ramo. O país ainda não esboçou projetos e diretrizes legislativas acerca do assunto.

    Startups

    Há previsão de novos investimentos em startups, novos mercados são ampliados à medida que novas soluções surgem junto com as empresas de tecnologia. Em julho, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) reformulou as regras sobre equity crowdfunding, o termo designa meios de arrecadação feita por diversos agentes sociais para investimento em empresas. Uma das alterações permitiu o aumento do limite dessa medida para 15 milhões de reais.

    Em detalhes, as empresas que tiverem receita bruta de até 40 milhões de reais podem participar desses aportes, o limite anterior restringia esses investimentos a micro empreendimentos.

    Franquias com projeção robusta

    Os dados do terceiro trimestre indicam que o segmento de franquias faturou cerca de R$ 56 bilhões. Em relação ao período precedente, o resultado representa alta de 18,7%. A ABF (Associação Brasileira de Franchising) estimou na pesquisa Desempenho do Franchising Brasileiro, produzido no dia 28 de novembro último, o faturamento do setor em R$ 207 bilhões. As projeções para 2023 ainda não estão disponíveis.

    Principais detalhes de aquecimento do mercado

    De acordo com o gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae, Enio Pinto, as pessoas tendem a se presentear e favorecerem ideias de planejamento e execução de seus negócios neste 2023. Segundo ele, a presença dessas empresas no ambiente digital tende a ser decisiva. Independentemente de seu ramo de atuação ou tamanho da empresa. “(…) foco em manter em alta a experiência positiva do cliente. Sempre lembrando: o cliente paga preço, mas quer receber valor.”, conclui.

     

    Saiba mais: Valor de contribuição do MEI aumentará em 2023

    Crescimento do setor de serviços cai 51,0 em dezembro

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *