Crescimento do setor de serviços cai 51,0 em dezembro
O resultado foi observado pelo Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços do país. A taxa foi de 51,6 em novembro para 51,0 no mês passado. De acordo com a divulgação feita pela S&P Global, nesta quarta-feira (4), o resultado é o menor observado em 19 meses.
Índice composto
A taxa referente ao índice composto do país indica que o recuo entre novembro e dezembro foi de 49,8 para 49,1. Embora, durante a pesquisa, os respondentes tenham assinalado conquistas importantes no período; como fidelização de novos clientes e parcerias fechadas, outras questões políticas tiveram impacto negativo na atividade em geral. Por exemplo, o arrefecimento do ritmo em razão da Copa do Mundo.
Razões para o resultado
De acordo com a análise da empresa, o número de novos pedidos entrou em um ritmo acelerado, embora, por outro lado, o número de empregos tenha sido reduzido por causa da diminuição na demanda operacional. É a primeira vez desde maio de 2021 que esse movimento de redução de novos cargos é observado.
A indústria brasileira teve o desempenho oposto ao setor de serviços, o fim de 2022 indicou contração no segmento com a segunda queda consecutiva do setor privado.
Índice de Confiança de Serviços
De acordo com o cálculo feito pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, o índice teve queda de 1,5 ponto em dezembro, chegando a 92,2 pontos. Se trata do menor nível desde fevereiro de 2021; à época, o índice havia registrado 89,2 pontos.
O resultado também é a terceira queda mensal consecutiva, na análise do 4º trimestre de 2022, o resultado representa perda acumulada de 9,5 pontos. O cálculo por trimestre também registra variação negativa; a queda é de 3,2 pontos.
Confiança do Comércio permanece estável
Sob este aspecto, o índice que trata da percepção do mercado indica estabilidade em dezembro, com a taxa em 87,2 pontos. As médias móveis por trimestres mostram que a queda chega a 4,9 pontos.