Pular para o conteúdo

BCE aumenta taxa de juros pela primeira vez desde 2011

    BCE tenta conter inflação. Aumento de 0,5 p.p na taxa da zona do euro indica movimento para conter alta da inflação, que ocorre em razão da guerra na Ucrânia e dos efeitos da pandemia.  

    A taxa de depósito, portanto, passa a ser de 0%, ante –0,5% anteriormente. O bloco formado por 19 países registrou, em junho, 8,1% na inflação acumulada de 12 meses. Maior valor da história. Grande parte dessa alta se deve aos custos de energia.  

    O banco central havia indicado em junho que o possível aumento seria entorno de 0,25 p.p, investidores pleitearam um aumento mais expressivo. 0,5 p.p foi a taxa defendida, inclusive, por parte de dirigentes de países do bloco.  

    Estratégia para conter taxa

    O aumento da taxa também havia sido desaconselhado por temor da desaceleração da economia do bloco.  

    Outras duas taxas importantes para o desenvolvimento europeu também sofreram alta; taxa de refinanciamento e de empréstimo subiram 0,5 p.p., passando ao patamar de 0,5 e 0,75%, respectivamente.  

    Em comunicado, o BCE (Banco Central Europeu) afirmou que a medida visa trazer a inflação à meta de 2%. Dirigentes disseram que esse novo movimento de mudança da taxa, há muito inalterada, colocaria os países em um momento de revisão a cada reunião sobre a conjuntura econômica.  

    Vozes dissonantes

    A presidente do BCE, Christine Lagarde, foi uma das vozes contrárias ao aumento da taxa. Ela defendia que a inflação é temporária e está ligada à oferta. O aumento, neste caso, só contribuiria para desacelerar a economia da região.  

    O bloco europeu segue tendência de aumento observado nos EUA e Reino Unido.

     

    Leia também:https://financaseinvestimentos.boasideias.com.br/bolsa-tem-queda-impulsionada-por-acoes-da-vale/

     

    Vendas de gasolina crescem 10,8% no Brasil, segundo ANP 

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    0

    CARREGANDO