Pular para o conteúdo

Clima Econômico da América Latina sobe 11,8 pontos no 4º semestre

    Clima Econômico da América Latina sobe 11,8 pontos no 4º semestre

    O levantamento é do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV) e apresenta alta de 11,8 pontos no Indicador de Clima Econômico (ICE) da América Latina. O resultado é pertinente à passagem do terceiro trimestre para o quarto trimestre deste ano. O patamar chega, portanto, a 66,5 pontos, o resultado ainda se mantém na zona desfavorável (abaixo de 100 pontos).

    Em nota, o instituto diz que o nível baixo permanece desde o terceiro trimestre de 2013. Algumas exceções colocaram o indicador acima deste limite entre favorável ou desfavorável, foram os casos do quarto trimestre de 2017, o primeiro trimestre de 2018 e o terceiro trimestre de 2021. A composição do desempenho teve influência do Indicador da Situação Atual (ISA) com avanço de 22,7 pontos no quatro trimestre deste ano, chegando a 67,0 pontos. Por outro lado, considerando o IE (Indicador de Expectativas), a alta foi de 0,6 ponto, para 66,1 pontos.

    Situação do Brasil

    É possível aferir a atmosfera de otimismo a partir do indicador Clima Econômico no Brasil, que avançou 30,0 pontos entre o terceiro e quarto trimestre deste ano, com destaque para o patamar de 84,5 pontos.

    Por outro lado, o Indicador da Situação Atual do País foi de 49,4 pontos para 92,3 pontos. Entre outros países da região, Paraguai e Uruguai foram os únicos que ascenderam à zona favorável. 114,7 pontos e 108,2 pontos, respectivamente. Entre os países que melhoraram a situação atual, apenas Uruguai e Colômbia ultrapassaram o limite e estão em zona favorável. 116,7 pontos e 115,4 pontos, respectivamente.

    IPEA sobre bens industriais

    O clima econômico ter variação positiva nos índices acima são corroborados com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o levantamento indica que a demanda por bens industriais cresceu 0,5% no terceiro trimestre deste ano. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (23).

    Ainda de acordo com a pesquisa, os produtos importados tiveram alta de 8,3% em suas buscas no período analisado.

     

    Saiba mais: Você sabe aonde encontrar televisões na promoção nessa Black Friday 2022?  

    Impacto de grandes eventos nas cidades; entenda

    Empreendedorismo Feminino; desafios e contexto atual

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    0

    CARREGANDO