Impacto de grandes eventos nas cidades; entenda
Um dos fatores mais importantes para as cidades são os eventos; responsáveis pelo crescimento econômico e social, os projetos podem demandar grandes estruturas, além de capital humano para a execução dos projetos e realização. Além da primeira questão que nos vem à cabeça, a economia. A criação de vagas de emprego também é um aspecto presente nas discussões acerca dos eventos.
Economia movimentada
Um dos principais retornos esperados é o econômico. Gerados a partir da movimentação financeira ligada ao evento, as vendas no comércio local, a arrecadação de impostos, são alguns exemplos.
Impacto direto: aspectos gerados pelo evento. Vai desde a contratação de pessoal aos serviços ligados à montagem.
Impacto indireto: guarda relação com o turismo. Isto é, a compra de bens e contratação de serviços por participantes e organizadores, sem que haja ligação direta com a infraestrutura do evento em questão.
Movimento induzido: pertinente à possibilidade de reutilizar capital social e de infraestrutura que não foi utilizado no e durante o evento.
Impacto social
Um dos mais importantes ganhos oriundos de eventos recaí sobre o campo social. A ampla gama de consequências positivas pode ser observada no ganho em termos de qualidade de vida da população local.
A partir da realização do evento, o policiamento tende a se expandir, tanto em efetivo como em ronda ostensiva. Outro aspecto importante é a movimentação das prefeituras acerca da revitalização dos locais, assim como a ampliação dos investimentos em transporte coletivo. Renovação de frotas, modernização de aeroportos e estações de trem e metrô.
Os efeitos supracitados são considerados positivos em razão de servirem à população mesmo após a realização dos eventos. A partir desse ângulo de análise, é válido considerar o diálogo com os moradores desses locais afim de viabilizar a melhor forma de adesão a esses lugares.
Cultura em pauta
Este aspecto é importante porque coaduna aspectos culturais e econômicos. Ao viabilizar a produção da Parada Gay, por exemplo, como ocorre em diversos países mundo afora, o evento proporciona a oportunidade de gerar receita enquanto dá visibilidade para essa parcela da população.
A Copa do Mundo também é um caso de sucesso. O país responsável por sediar o evento, encontra grandes oportunidades de desenvolver a economia do turismo local, do comércio indireto envolvido com a prestação de serviços à população turista e aos locais. Além de gerar ativo de imagem no contexto internacional.
Um exemplo são os dados sobre o que foi gerado a partir do comércio durante a Copa do Mundo ocorrida no Brasil em 2014. O consumo de cerveja teve variação positiva de 6,3%; os bares, por exemplo, registraram aumento no faturamento de cerca de 25%, enquanto os hotéis nas cidades-sede tiveram aumento de 20%.