Pular para o conteúdo

IODE-PMEs: PMEs cresceram 14,6% em outubro de 2023

    IODE-PMEs

    Imagem ilustrativa- As movimentações financeiras das PMEs cresceram 14,6% em outubro de 2023, segundo a IODE-PMEs.

    De acordo com o Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs), as movimentações financeiras das pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras cresceram de 14,6% em outubro de 2023. O IODE-PMEs é um indicador que mede o desempenho econômico das PMEs brasileiras, com base em dados de movimentação financeira, faturamento e emprego. O índice é calculado pela Omie, uma empresa de tecnologia que oferece soluções de gestão para PMEs.

    O crescimento de 14,6% nas movimentações financeiras das PMEs em outubro de 2023 é um sinal positivo para a economia brasileira. Esse crescimento indica que as PMEs estão se recuperando da crise causada pela pandemia e estão retomando o seu papel de motor do crescimento econômico. Esse crescimento foi impulsionado por diversos fatores, entre eles:

    – O aumento do consumo das famílias, impulsionado pelo crescimento da renda e da confiança;

    – A retomada da atividade econômica, após a desaceleração causada pela pandemia de COVID-19;

    – A melhora do cenário político e econômico, com a aprovação da reforma tributária e a redução da inflação.

     

    Quais setores mais cresceram segundo o IODE-PMEs?

    O setor de comércio foi o que mais cresceu, impulsionado pelo aumento do consumo das famílias. O de serviços também cresceu, beneficiado pela retomada da atividade econômica. E a indústria também, mas em ritmo mais moderado, devido à escassez de insumos e à alta dos custos de produção.

    De acordo com o IODE-PMEs, os setores que mais cresceram em outubro de 2023 foram:

    – Comércio: alta de 22,2%;

    – Serviços: alta de 17,5%;

    – Indústria: alta de 12,6%.

     

    Quais os setores que menos cresceram foram?

    O setor agropecuário cresceu, mas em ritmo mais moderado, devido às condições climáticas adversas. O de infraestrutura cresceu, mas em ritmo mais lento, devido à redução dos investimentos públicos.

    Em geral, o IODE-PMEs de outubro de 2023 aponta um cenário positivo para as PMEs brasileiras. O crescimento das movimentações financeiras foi significativo e foi impulsionado por diversos fatores, entre eles o aumento do consumo das famílias, a retomada da atividade econômica e a melhora do cenário político e econômico.

    – Agropecuário: alta de 2,1%;

    – Infraestrutura: alta de 3,1%.

     

    O que é o IODE-PMEs?

    O IODE-PMEs é o Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs. Ele é um indicador que mede o desempenho econômico das pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras, com base em dados de movimentação financeira, faturamento e emprego. O índice é calculado pela Omie, uma empresa de tecnologia que oferece soluções de gestão para PMEs.

    O indice é calculado a partir de dados de movimentação financeira, faturamento e emprego de um conjunto de PMEs brasileiras que utilizam a plataforma Omie. Os dados são coletados mensalmente e são ajustados para refletir a inflação.

    O IODE-PMEs é um indicador importante para o monitoramento do desempenho econômico das PMEs brasileiras. Ele fornece informações sobre o crescimento das vendas, a geração de emprego e a rentabilidade das PMEs.

    Divulgado mensalmente pela Omie. O índice pode ser consultado no site da empresa.

     

    Como o IODE-PMEs pode ser utilizado 

    – Políticas públicas: O IODE-PMEs pode ser utilizado para avaliar a eficácia de políticas públicas voltadas para as PMEs. Por exemplo, o índice pode ser utilizado para medir o impacto da redução de impostos para as PMEs.

    – Investidores: O IODE-PMEs pode ser utilizado por investidores para avaliar o potencial de crescimento das PMEs.

    – Empresários: O IODE-PMEs pode ser utilizado por empresários para monitorar o desempenho da sua empresa e tomar decisões estratégicas.

    Saiba mais

    Pequenas e médias empresas de e-commerce faturam R$ 301 mi em outubro

    Qual o impacto da redução de juros para as micro e pequenas empresas?

    Como o salário mínimo afeta as micro e pequenas empresas?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    0

    CARREGANDO