Pular para o conteúdo

PIB do G20 tem alta de 1,3% no terceiro trimestre

    PIB do G20 tem alta de 1,3% no terceiro trimestre

    O PIB (Produto Interno Bruto) dos países que integram o G20 cresceu 1,3% no terceiro trimestre em relação ao anterior. As informações foram divulgadas pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) nesta terça-feira (13).

    No trimestre anterior, o PIB dos países havia registrado recuo de 0,3% em relação ao trimestre encerrado em março. O resultado atual, em relação ao trimestre precedente, teve avanço de 0,4% entre as economias que compõem.

    Segundo nota da organização, o resultado do grupo sofreu influência da recuperação da China, que por sua vez teve uma mudança de rumo por causa do relaxamento nas medidas contra a Covid-19.

    Situação chinesa

    O PIB chinês teve crescimento de 3,9% no terceiro trimestre em relação ao precedente. O segundo trimestre havia registrado contração de 2,7% na comparação com o primeiro. Nos EUA, o primeiro trimestre registrou contração de 0,1%, enquanto o resultado de agora mostra crescimento moderado de 0,7%.

    A recuperação da produção teve crescimento na África do Sul e na Índia. Os países que mantiveram a tendência de crescimento foram a Alemanha e a Arábia Saudita. Japão, Turquia e Reino Unido, foram países que apresentaram recuos no terceiro trimestre.

    Inflação ao consumidor nos EUA teve crescimento aquém da expectativa

    O índice de preços teve aumento moderado de 0,1% em novembro, o mês de outubro havia registrado 0,4%. As informações são do Departamento do Trabalho nesta terça-feira (13). Informações reunidas pela agência Reuters indicavam que a expectativa dos economistas estimava uma alta de 0,3%.

    A análise que considera os doze meses indica alta de 7,1%, o resultado é o menor desde dezembro do ano passado. A comparação feita com outubro mostra que houve desaceleração, à época o aumento havia sido de 7,7%.

    O resultado anual chegou a 9,1% em junho; o desempenho é recorde; a taxa é a maior desde novembro de 1981.

     

    Saiba mais: Setor de serviços recua 0,6% em outubro

    Expectativa da inflação para este ano cai, segundo Focus

    Desemprego se mantém estável em outubro, segundo OCDE

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    0

    CARREGANDO