Potencial de inadimplência alcança 8 em cada 10 empreendedores
A inadimplência tende a alcançar 8 a cada 10 empreendedores no Brasil. A conclusão é de um levantamento realizado pelo Serasa Experian, o estudo foi encomendado pelo portal Terra.
No caso das mulheres, que representam 40,5% das sócias majoritárias em um universo de 20,6 milhões de empresas no país, o público é o que mais sofre para acessar o crédito de bancos.
O escopo da pesquisa analisou cerca de 20 milhões de empresas ativas no país. Os dados indicam que 79,7% das mulheres possuem o score da pessoa jurídica abaixo de 400. No caso dos homens, a taxa diminui modestamente. Fica em 78%.
A pontuação funciona como um indicador de inadimplência. Quanto menor, mais chances de não conseguir pagar as dívidas em dia. Além de não conseguir contratar financiamentos ou crediários. A métrica leva em conta os dados de pagamentos de contas. As informações são cedidas aos bancos durante análise de risco das eventuais concessões de crédito; a ferramenta fornece dados do histórico de pagamentos.
Plataforma explica pontuação
Segundo a Serasa Experian, entre 700 e 1.000 pontos, o risco de inadimplência é baixo. De 300 a 699, o risco é classificado como médio. A pontuação que não ultrapassar 299 é classificada como de alto risco.
O índice presente na pesquisa indica que entre 500 e 700 pontos; homens são 16,6% e mulheres, 16,4%. Acima dos 800, homens são 5,4%. No caso das mulheres, 3,9%.
O vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian, Cleber Genero, diz que a maior causa da pontuação baixa entre as pessoas é a dificuldade em separar as finanças pessoais das finanças da empresa.