Pular para o conteúdo

Serviços sobem 0,9% em setembro; nível mais alto da série

    Serviços sobem 0,9% em setembro; nível mais alto da série

    A variação no setor de serviços foi de 0,9% entre agosto e setembro, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). as informações foram divulgadas nesta sexta-feira (11). O resultado é a quinta variação positiva consecutiva. No período, o percentual acumulado chega a 4,9%.

    O acúmulo do ano chega ao percentual de 8,6% em comparação ao mesmo período do ano passado. Há uma leve oscilação para baixo na análise feita em 12 meses, entre agosto e setembro o indicador vai de 9% para 8,9%. A análise feita com o mesmo período do ano passado indica que o avanço chega a 9,7%.

    Nas projeções feitas por analistas que compõem o mercado, havia a estimativa de alta mensal a 0,3%, além de avanço em 8,1% na comparação com igual período de 2021.

    Nota do IBGE

    Segundo nota do instituto, o desempenho registrado está 11,8% acima de fevereiro de 2020 (período anterior à crise sanitária). E o resultado, além de ampliar a distância sob esse parâmetro de análise, ainda atinge o maior patamar dentro da série histórica, que tem início em 2011; supera também novembro de 2014. O volume do segmento chega a 9,7% em comparação feita com setembro do ano passado. É a nona variação positiva da taxa.

    Detalhes por segmento

    Entre agosto e setembro, o aumento no setor de turismo foi de 0,4%. O acúmulo registrado no período chega a 3,2%, com a terceira variação em ascendência. Em comparação com fevereiro de 2020 (pré-pandemia), a taxa efetiva de aumento vai a 0,7%; 6,7% abaixo do ápice da série histórica registrada em fevereiro de 2014.

    Em outro segmento; transporte de passageiros, a alta de 1,6% em setembro contrabalanceou a queda em 0,5% registrado em agosto. Em igual comparação com o patamar antes da crise sanitária, a índice está 1,6% acima. No entanto, chega a 21% menos do que a série histórica (Fev 2014).

     

    Saiba mais: Brancos têm rendimento cerca de 40% maior do que negros

    Brasileiro pretende gastar mais na Black Friday, segundo pesquisa

    IPCA: Inflação tem alta após três meses de queda

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *