Última vez que houve registro desse mesmo valor da moeda europeia foi em 2002. Possível recessão na Europa contribui para desvalorização da moeda.
A moeda europeia tem valor maior que o dólar desde novembro de 2002, entre os motivos para esta paridade estão os custos da guerra entre Rússia e Ucrânia, e o possível desabastecimento de energia que ameaça a atividade econômica na Europa.
A decisão do Fed (Federal Reserve, o Banco Central americano) de subir os juros acaba por atrair investimentos e influencia na alta da moeda, na tentativa de controlar a inflação.
Banco europeu
Já o BCE (Banco Central Europeu) terá de decidir pelo aumento da taxa de juros – atualmente zerada – para conter o aumento de preços e, ao mesmo tempo, restringir o nível de atividade econômica do bloco.
Risco eminente
Fechado na segunda-feira, 11, para manutenção anual de 10 dias, o Nord Stream 1, principal gasoduto que leva gás russo à Europa, é pivô do temor de líderes do bloco Europeu. A paralisação pode ser estendida em razão da escalada da invasão russa, o que geraria mais acréscimos na crise dos preços.
Saiba mais:https://financaseinvestimentos.boasideias.com.br/setor-de-servicos-tem-alta/
Preço do Petróleo pode bater recorde em pior cenário externo