Pular para o conteúdo

Ministro da Fazenda está com proposta para uma possível liberação de compras parceladas no Pix

    Você já quis fazer compras e pagar parcelado, mas não tem cartão de crédito? Esse problema pode estar terminando. Em entrevista recém-divulgada, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), disse que começaram as discussões para liberar as compras parceladas pelo sistema PIX.

    A liberação do parcelamento via PIX pode ser uma grande vitória para os brasileiros, principalmente para quem não tem cartão de crédito.

    O chefe da pasta econômica disse que conversou com o governador do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, sobre o assunto. Os ministros vão ouvir que a ideia é boa, e o próprio BC já está discutindo a melhor forma de liberar essa possibilidade. Hoje, o PIX é utilizado como um sistema de pagamento instantâneo.

    Discussão sobre a proposta

    O Ministro da Fazenda se reuniu com o Roberto Campos Neto na segunda-feira (3) a questão do parcelamento via Pix. Você pode usar essa facilidade para pagar em prestações, o que pode ser uma grande inovação em nosso sistema bancário. Isso melhora a competitividade e as condições de crédito do país.

    Embora o assunto tenha sido discutido no Banco Central, ainda não foi definida uma data de lançamento para a nova ferramenta. Por enquanto, o sistema PIX continuará a oferecer um serviço de pagamento instantâneo para quem precisa fazer ou receber transferências.

    Outras mudanças

    Desde seu lançamento oficial em 2020, o PIX continuou realizando uma série de inovações. Além da emissão do parcelamento da dívida, o BC também está trabalhando em mudanças no sistema, como a liberação da implantação do PIX para uso em negócios internacionais.

    Também está em pauta uma forma de pagamento por aproximação da liberação do PIX, que pode agilizar o processo de compra de produtos em estabelecimentos comerciais. Hoje, algumas inovações estão realmente funcionando nos sistemas PIX. Por exemplo, o PIX Saque permite ao cidadão sacar dinheiro em determinadas lojas.

    Por outro lado, o PIX Troco também permite saques desde que relacionados à compra ou prestação de serviços.

    Outros além do sistema Pix

    Segundo o ministro Fernando Haddad, a possibilidade de parcelamento não é a única mudança na mesa. O chefe da pasta econômica disse que outras 11 medidas estão sendo discutidas para tentar melhorar a oferta de crédito no país.

    Em entrevistas recentes, o ministro Fernando Haddad vem expressando sua preocupação com o tema, dizendo que tentará dar mais crédito aos brasileiros.

    Sobre o desenrolar das conversas

    No mesmo evento, Haddad voltou a falar sobre o plano desenrola. É um programa do governo federal destinado a liberar famílias em situação de inadimplência.

    Haddad disse que as medidas provisórias (MPs) para determinar a liberação do procedimento estão prontas, acrescentando que aguarda apenas o desenvolvimento do sistema digital para efetivar o procedimento.

    Ele voltou e disse que o governo federal teria um fundo garantidor de R$ 15 bilhões. A ideia é usar o dinheiro para pagar os calotes das pessoas que não aderirem e não pagarem.

    Veja também: Shein, Shopee e Alixpress: governo fala essa semana sobre a taxação dos produtos

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    0

    CARREGANDO