Pular para o conteúdo

Mercado reduz novamente previsão da inflação deste ano 

    Mercado reduz novamente previsão da inflação deste ano 

    O boletim Focus, documento que reúne a projeção de diversos especialistas do mercado financeiro, divulgado nesta segunda-feira (26), apresenta mais uma redução na previsão da inflação deste ano. No entanto, a estimativa para o ano que vem, para 2024 e para 2025 foram elevadas.  

    A semana anterior trouxe a previsão em 5,76%. O IPCA presente no levantamento desta segunda-feira ficou em 5,64%. A diferença na taxa de previsão de 2023 saiu de 5,17% na semana passada para 5,23% nesta semana. Uma ferramenta importante usada pelo BC (Banco Central) para controle da inflação, a taxa básica de juros, Selic, foi estimada com um acréscimo de 0,25 ponto percentua; saindo de 11,75% para 12%.  

    Estimativa para o PIB 

    A projeção feita acerca da produção econômica do país, o PIB, teve uma leve mudança para este ano. Entre a semana passada e o documento divulgado nesta segunda-feira, a taxa saiu de 3,05% para 3,04%. A manutenção da estimativa ocorreu, no entanto, com a previsão do PIB para o ano que vem; 0,79%. Já para 2024, a taxa saiu de 1,67% para 1,50% agora.  

    Confiança do consumidor 

    De acordo com o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre), o nível de confiança teve aumento de 2,7 pontos neste mês de dezembro e chegou a 88 pontos. Os últimos dois meses haviam registrado queda na taxa.  

    Na base de análise por trimestres, o índice teve leve desaceleração de 0,3 ponto, chegando a 87,3 pontos. O resultado, porém, aponta quebra na tendência de alta observada nos últimos cinco meses.  

    Preços do diesel caem nos postos 

    O levantamento feito pela ANP (Agência Nacional do Petróleo) indica que a média de preços do diesel tornaram a cair na última semana. Os preços da gasolina e do etanol, no entanto, permaneceram estáveis. O preço do diesel foi comercializado em média, a R$ 6,28 por litro. Na semana anterior esse valor era de R$ 6,36. A queda registrada é de 1,26%.  

     

    Saiba mais: Ceia de natal: como economizar para não entrar em janeiro no vermelho

    Inflação de artigos natalinos chega a 11,03%, segundo FGV

    Ceia de Natal, 13º Salário e hábitos de consumo

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *