Pular para o conteúdo

Ceia de natal: como economizar para não entrar em janeiro no vermelho

    Quando se fala em natal, se fala em confraternização, e a ceia é algo que puxa muito dinheiro do bolso de quem opta por fazer uma reunião em família. A ceia leva muito dinheiro. Por isso, é importante adotar estratégias inteligentes para não entrar em janeiro no vermelho por conta da ceia de natal. Para te ajudar neste caminho, o Momento Financeiro traz quatro dicas simples para economizar na ceia de natal e não entrar em uma enrascada já no começo de 2023:

    1 – Dialogue com sua família

    Esse é um momento de confraternização. Converse com os seus parentes para você conseguir economizar. É necessário definir o espaço bem e fazer o orçamento financeiro da ceia. Fundamental fazer uma cotação de quanto se pode gastar, e essas informações podem estar só com uma pessoa, que pode consultar os membros da família para saber o que a família quer comer e o que comprar.

    Há, no entanto, famílias que fazem diferente: para a ceia, fica definido que cada um traz uma coisa. Um traz bebidas, outro traz a alimentação, e isso gera muita economia. Isso porque você vai participar apenas de uma parte do custo do todo. É necessário o diálogo para que ninguém vá ao local da festa sem levar nada, apenas para comer. Tem que ter a confraternização, a troca de amor, a fraternidade, mas tem que ter o bom senso também.

    2 – Não pode desperdiçar

    Às vezes, você faz muita coisa para comer, e acaba sobrando. No dia seguinte, acaba sobrando tanta coisa que estraga. As pessoas vão embora e a comida fica. Não pode desperdiçar. Deixar sobrar é desperdício não só de comida, mas de dinheiro também. Tem que ter responsabilidade para comprar.

    3 – Responsável pela compra

    Importante buscar os produtos em lojas especializadas e ir a lugares mais baratos. Pode ir a locais mais em conta porque os produtos, muitos deles, são importados e, com os valores atuais, fica inviável. Substitua por produtos nacionais, vai sair mais barato. Se quiser, designe algum responsável para comprar também. Isso evita divergências e altos custos com “todos querendo comprar tudo”.

    4 – Se antecipe

    Compre antecipado as comidas de natal. A tendência com isso é você conseguir valores menores para comprar. Os alimentos para a ceia costumam ficar bem mais caros a medida em que o final de ano se aproxima. Portanto, aproveite boas ofertas, pesquise e, se puder, compre até pela internet.

    Veja também: Inflação de artigos natalinos chega a 11,03%, segundo FGV

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    0

    CARREGANDO