Pular para o conteúdo

PIB tem alta de 0,4% no 3º trimestre, investimentos crescem

    PIB tem alta de 0,4% no 3º trimestre

    O resultado oficial do PIB foi divulgado nesta quinta-feira (1) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O terceiro trimestre deste ano teve alta de 0,4%, o desempenho é a quinta variação positiva consecutiva após desaceleração de 0,3% entre abril e junho do ano passado.

    Em comparação com o mesmo período de 2021, a alta vai a 3,6%. O resultado divulgado hoje varia de posição conforme a métrica usada para análise. Em relação ao início da série histórica, 1996, os dados do terceiro trimestre representam o maior patamar. Em relação ao desempenho registrado no último trimestre de 2019, o resultado atual ficou 4,5% acima deste período.

    Expectativa do mercado

    De acordo com levantamento da Reuters, o resultado está aquém das estimativas do mercado. Havia a expectativa de que a alta chegasse a 0,7% na base mensal, enquanto na base anual, 3,7%. Em valores correntes, a produção total do país ficou em R$ 2,544 trilhões no terceiro trimestre.

    Segundo nota do instituto, a influência no resultado final foi exercida pela Indústria (0,8%) e Serviços (1,1%), por outro lado houve recuo de 0,9% no segmento de Agropecuária.

    Investimentos

    O nível de atividade de investimentos é medido através da Formação Bruta de Capital Fixo, em comparação com o trimestre anterior, a alta foi de 2,8%. Na métrica que avalia o desempenho da modalidade anualmente, a influência na alta de 5% ocorreu em razão da construção civil, da produção e importação de bens de capital e do desenvolvimento de softwares, segundo o instituto.

    Medida em relação ao PIB total, a taxa de investimento chegou a 19,6% no terceiro trimestre. Em relação ao mesmo período de 2021, a alta foi modesta, (19,4%). A poupança, no entanto, teve sua taxa registrada em 16,2% no terceiro trimestre deste ano. Em relação ao mesmo período do ano passado, porém, a comparação indica menor atividade. À época, a taxa foi de 17,2%.

     

    Saiba mais: PIB do 3º trimestre pode transparecer juros altos

    Desemprego vai a 8,3% e atinge 9,5 milhões

    Estatal do pré-sal deve arrecadar R$ 832 bilhões em dez anos

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    0

    CARREGANDO